Política

PT busca nome na base aliada para prefeitura de Salvador, diz jornal

Publicado em 21/06/2015, às 07h22   Redação Bocão News (Twitter: @BocaoNews)


FacebookTwitterWhatsApp

O PT estuda deixar de lançar candidato próprio em Salvador e apoiar um nome da base aliada na eleição municipal de 2016.  De acordo com o jornal Valor Econômico, há cerca de um mês, em uma reunião com lideranças dos partidos que apoiam o governador do Estado, Rui Costa (PT), o presidente do diretório do PT da Bahia, Everaldo Anunciação, avisou os dirigentes políticos sobre a disposição petista. “É uma negociação real, para valer”, disse, reforçando a possibilidade de o partido não ter uma candidatura própria na capital. 
No encontro estavam dirigentes do PCdoB, PP, PSB,PR, PTN e PTB. “Temos legitimidade para lançar um candidato do partido, mas não existe essa obrigação”, pontuou. Apesar de comandar há três gestões consecutivas o governo da Bahia,o partido ainda não tem um postulante com força eleitoral, nem projeto para correr à prefeitura do terceiro maior colégio eleitoral municipal do país. Segundo o valor, o aceno petista à base aliada de Rui Costa seria uma forma de manter os partidos unidos com vistas às eleições de 2016 e 2018.
Da base aliada, são cotados os seguintes nomes para disputar a eleição: a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), o deputado estadual Alan Sanches (PSD), que conta com apoio do senador Otto Alencar (PSD), e o deputado estadual Pastor Isidório (PSC). Também são cotados o deputado federal Antonio Britto (PTB) e a senadora e ex-prefeita Lídice da Mata (PSB).
Ainda conforme a publicação, parte do PT da Bahia, no entanto, insiste no lançamento de um nome petista. O senador Walter Pinheiro e o secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, são os petistas mais citados dentro do partido.
Segundo o Valor, os deputados federais Jorge Solla e Valmir Assunção e o vereador da capital Gilmar Santiago resistem a um eventual apoio a um candidato da base do governador e já avisaram a direção partidária que querem disputar a prefeitura em 2016. O presidente estadual do PT, no entanto, afirma que o grupo que rejeita o apoio do PT a um aliado ainda é minoritário e diz não descartar nenhuma possibilidade.
*Matéria publicada originalmente às 15h22 deste sábado (20)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp