Política

Duas contas controladas por Cerveró são identificadas na Suíça

Publicado em 12/06/2015, às 11h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Procuradoria Pública Federal de Berna, na Suíça, comunicou a força-tarefa da Operação Lava Jato sobre a existência de duas contas no país que seriam controladas pelo ex-diretor de Internacional da Petrobrás Nestor Cerveró – que negou em juízo ter contas fora do Brasil. Em uma delas foi rastreado um depósito de US$ 78 mil, em setembro de 2008, originário de conta do operador de propina do PMDB Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano.

Os dois estão presos em Curitiba, acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa no esquema que desvio pelo menos R$ 6,2 bilhões da estatal entre 2004 e 2014.

“Cerveró, aqui acusado, é beneficiário da empresa offshore panamenha Russel Advisors SA”, informa o procurador Federal Stefan Lenz, de Berna. “Averiguou-se, que Cerveró manteve mais uma conta bancária no banco Banque Heritage, em nome da empresa offshore Forbal Investment Inc de Belize”, completa o documento, datado de 26 de maio e enderaçados aos procuradores do Brasil.

Registradas em nome de duas empresas offshores que não eram conhecidas da Lava Jato, com sedes em dois paraísos fiscais (Panamá e Belize), as contas teriam recebido recursos que podem ter relação com os desvios e a corrupção na Petrobrás. O esquema denunciado em março de 2014 no Brasil envolvia o pagamento de 1% a 3% de propina para políticos e agentes públicos indicados pelo PT, PMDB e PP, por parte das empresas organizadas em cartel.

O documento da Suíça, em que o procurador Stefan Lenz comunica a apuração local, foi encaminhado ao Ministério Público Federal do Brasil no início do mês, dentro de um acordo de cooperação internacional entre os dois países. Nele, os procuradores transmitem oficialmente os dados levantados na Suíça sobre as duas contas de Cerveró e solicitam que a força-tarefa assuma a responsabilidade de buscar na Justiça a condenação criminal do ex-diretor.

É a primeira prova da existência de contas de Cerveró no exterior com indícios de recebimentos de valores suspeitos. Em depoimento, Cerveró garantiu ao juiz federal Sérgio Moro não ter contas no exterior. “Conta no exterior o senhor não tem mesmo?”, questionou Moro. “Não tenho”, respondeu o ex-diretor da estatal. 

Fonte: Agência Estado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp