Política

Iphan justifica demolições realizadas na Ladeira da Montanha

Publicado em 26/05/2015, às 06h49   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após vereadores da bancada da oposição na Câmara Municipal de Salvador questionarem as demolições na Ladeira da Montanha e afirmarem que a prefeitura está cedendo os imóveis à especulação imobiliária, técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) inspecionaram a região depois de ocorrido o deslizamento de terra que vitimou uma pessoa. O incidente ocorreu depois que um trecho da encosta entre os logradouros deslizou, soterrando uma série de edificações construídas de forma irregular na encosta.

O deslizamento gerou dificuldades no acesso à região onde ocorreu o acidente, dificultando os trabalhos da Defesa Civil e Sucom na retirada dos escombros, uma vez que, de acordo com o Iphan, era necessário o uso de máquinas de grande porte para fazê-lo.

Além disso, ainda segundo o Iphan, com o deslizamento ocorrido diversas construções modernas que estavam localizados por trás dos muros e remanescentes de fachadas que se localizavam na Ladeira da Montanha “corriam sério risco de ruir”. Por solicitação da Prefeitura Municipal, após a avaliação do risco e elaboração dos laudos pela Defesa Civil, as demolições foram autorizadas pelo Iphan. “Tratava-se de muros, uma casa e duas fachadas de antigas edificações arruinadas. Avaliou-se também que os remanescentes de fachadas não possuíam mais valores individuais ou de conjunto que justificassem sua preservação”, explicou em nota.

Como providências adicionais, o Iphan busca informações acerca dos proprietários dos imóveis e ingressará com ações judiciais estes por dano irreparável ao patrimônio cultural. Além disso, será aplicada a penalidade de multa aos responsáveis identificados.

Leia mais: 

Oposição acusa prefeitura de demolir casarões para especulação imobiliária


 Publicada no dia 25 de maio de 2015, às 14h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp