Política

Araci: Hospital Municipal é invadido por ‘cachoeira’ durante chuva. Veja vídeo

Publicado em 24/05/2015, às 18h51   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

As dificuldades sofridas pela população de Araci, a 211 km de Salvador, que procuram por atendimento médico já foram alvo de investigações e divulgadas pela imprensa nacional no fim do ano passado. Mesmo assim, as precariedades no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição continuam as mesmas. Na tarde deste sábado (23), uma forte chuva tomou conta do município e uma ‘cachoeira’ invadiu a unidade.

No silêncio do hospital, o que se ouve é a água da chuva que cai em cima dos leitos. Pacientes internados nada podem fazem, bem como os profissionais que trabalham no local. A precariedade da estrutura do local também é visível no vídeo encaminhado ao Bocão News. Macas estão enferrujadas, portas despedaçadas e lixeiras abertas dividem o espaço com os pacientes.

No final do ano passado, o Fantástico, programa da Rede Globo, divulgou cenas da unidade no interior da Bahia e mostrou diversas irregularidades cometidas pela Cooperativa Baiana de Saúde (Cooba), contratada para atuar no município de Araci. Superfaturamento de contratos foram revelados. O contrato assinado em abril de 2014 entre a prefeitura de Araci e a Cooba é de R$ 4,25 milhões.

Contudo, o prefeito de Araci, Silva Neto (PDT), disse, em contato com o Bocão News, na noite deste sábado (23), que tudo está dentro da normalidade. Apesar de ser surpreendido com a chuva, o gestor afirmou que esteve na unidade durante toda a tarde de hoje e pessoalmente conversou com os pacientes. “Fui pego de surpresa com essa chuva forte, mas já fizemos intervenções no telhado e já está tudo normalizado. Há um pouco de sensacionalismo com isso. Estamos enfrentando um surto de dengue, chikungunya e zika vírus, mas, mesmo assim, estamos conseguindo atender a todos. Conversei com cada um dos pacientes hoje e todos me disseram que os atendimentos foram ótimos. Os profissionais também disseram que estava tudo certo”, assegurou.

De acordo com o prefeito, o hospital municipal tem passado por modificações na estrutura, contudo ressaltou que não são grandes intervenções devido a falta de recurso. Sobre a falta de médicos, Silva Neto afirmou que dois profissionais atendem diariamente na unidade e caso a população necessite de um atendimento mais específico outros médicos são recrutados.

Veja vídeo:

Publicada originalmente às 20h12 de 23 de maio de 2014

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp