Política

PR se reúne segunda-feira para avaliar oferta de cargos do governo

Publicado em 26/04/2015, às 12h22   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do PR da Bahia, o deputado federal João Bacelar (PR), informou ao Bocão News que a oferta do governo Rui à agremiação de indicar nomes para quatro diretorias - duas da Embasa e mais duas da Conder - será avaliada na próxima segunda-feira (27). O republicano confirmou que se reuniu nesta sexta-feira com Josias Gomes (PT), secretário de Relações Institucionais, onde as vagas foram cedidas, inclusive com a promessa de uma secretaria no futuro.

Quando questionado sobre o que achou da proposta, Bacelar se esquivou. "Vamos avaliar tudo na segunda a noite na sede do partido", declarou. A fala contraria a declaração de Josias à Tribuna. Na edição deste sábado o chefe da Serin afirmou que ficou surpreso com a generosidade do cacique político. "Fechamos acordo com o PR e acertamos que futuramente temos o interesse de repor ao partido alguma secretaria de governo", disse.

As diretorias ofertadas foram as de Operação e Expansão Norte e de Operação e Expansão da Região Metropolitana de Salvador da Empresa Baianas de Águas e Saneamento (EMBASA) e das de Administração e Financeira da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).

PACIÊNCIA - Desde o início da gestão, o PR quase abocanhou a secretaria de Turismo. Por conta das divergências entre os líderes da sigla, José Rocha (PR) e João Bacelar, Rui, pressionado pelo PT e pelo PCdoB, emplacou Nelson Pelegrino (PT). Com isso, os comunistas conseguiram a vaga de Davidson Magalhães (PCdoB) na Câmara Federal. Com paciência de Jó, os republicanos seguiram na cruzada e sentenciavam: "queremos um espaço que possa condizer com o tamanho do partido".

Como forma de pressionar o governo, paqueravam o DEM e ensaiam, nos bastidores, uma possível ida da sigla para base do prefeito ACM Neto (DEM).

TRAÇADO – As tratativas finais do percurso das indicações começaram na última quarta-feira.Rui Costa e Josias se reuniram na governadoria. Na ocasião, à imprensa, o titular das Relações Institucionais sentenciou que o caminho do PR já foi “traçado”. Resta agora saber se os republicanos vão acatar ou não as vagas ou ainda perdurarão na batalha por uma secretaria.

Inclusive, nesse desejo, filiados da sigla ventilar uma possível ida de Nelson Pelegrino para o Desenvolvimento Econômico no lugar de James Correia e assim resgatar o espaço do Turismo. Contudo, uma fonte do governo ligada ao Bocão News, afirmou que a ação não deve prosperar. Para tanto, na mesma quarta-feira, Josias deixou aberta a margem de que o substituto de Correia deverá ser de fora do governo. 

Leia mais:

PR não vai ter o mesmo espaço do governo Wagner, garante Josias Gomes

N
ota originalmente postada dia 25

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp