Política

Entrevista: Prates descarta animosidade entre Câmara de Vereadores e Prefeitura

Publicado em 25/04/2015, às 00h16   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

Após burburinhos dos bastidores políticos locais, o vereador Leo Prates (DEM), primeiro vice-líder do prefeito ACM Neto (DEM) na Câmara de Vereadores, num bate-papo com o Bocão News, negou qualquer animosidade na relação do democrata, chefe do Thomé de Souza, com a Casa e o seu presidente, vereador Paulo Câmara (PSDB).

Em uma entrevista exclusiva, Prates traçou uma dimensão resumida da situação atual, após indagações do repórter Victor Pinto. Leia o resumo dos tópicos da conversa.

Relações na Câmara

“A relação da prefeitura com a câmara tem sido respeitosa e harmoniosa. São dois poderes e eu destaco sempre o trabalho desempenhado por esses dois amigos que são o prefeito ACM Neto e o presidente Paulo Câmara e destaco esse trabalho em conjunto. O mais positivo que nós temos é que os projetos agora são conhecidos a exaustão pelos vereadores. Nós temos um poder independente e altivo a qual tenho muito orgulho de fazer parte”

Possível crise dos chefes dos poderes

“Quanto à relação com o prefeito ACM Neto e Paulo Câmara foi sempre muito boa. Eu, inclusive, e todos sabem, apoiei a reeleição de Câmara com muita tranqüila e sou um dos principais aliados do prefeito. ACM Neto não interferiu na eleição da Câmara e cada um tomou sua decisão. A relação é de muita amizade”

Ciúmes da base devido ao ingresso de J. Carlos

“Alguns secretários da gestão atual tem seus partidos políticos, mas foram indicados para as funções pelo prefeito ACM Neto. Desconheço essa questão de J. Carlos. O prefeito tem tratado uma relação próxima. J. Carlos é um líder da cidade de Salvador e foi convidado pessoalmente pelo prefeito para ser seu assessor e faz seu trabalho com primazia”

Falta de sessões por baixa de quórum

“Nós já tivemos esse ano 16 sessões legislativas. Fechamos 2013 com 90 sessões, fechamos ano passado com cerca de 60 sessões por ser um ano atípico de copa e eleições e acho que esse ano em torno de 70 e 80 sessões. O trabalho de vereador não é só em sessão, mas há atividades em comissões, temos que prestar contas do trabalho, atender as pessoas em nossos gabinetes, temos que estudar projetos e ter o tempo para se qualificar intelectualmente”

PDDU, PPA, Outorga Onerosa e ameaça de judicialização

“Eu vejo com preocupação essa história da judicialização por alguns vereadores da oposição. Eu sou parte de um poder, respeito e gosto e acho que toda judicialização prejudica. O PPA foi aprovado pela maioria dos vereadores. Se uma minoria, seja ela qual for, quer pra justiça, está inconformado em perder na democracia e querem ir para o tapetão. Lamento”

“O que a oposição está dizendo é que o calculo da Outorga, por está dentro do PDDU, é matéria do PDDU. É o exemplo da concessionária que premia o motorista com uma televisão e eu colocasse essa tevê dentro do carro e ela fizesse parte do veículo. No meu entender não faz parte. Nós só vamos definir o valor e não onde a Outorga será utilizada. O calculo para se chegar nesse valor. O PDDU é o Plano Diretor e dá as diretrizes urbanas da cidade”

CEI do Metrô

“Houve um requerimento da CEI do Metro para investigar as obras até os dias atuais. Não tem transcrição de tempo. Isso passaria por Imbassahy (PSDB), João Henrique e Rui Costa (PT). Há um erro na formulação de dois requerimentos na casa como o do Carnaval e a do Metrô. Foi feita dois requerimento de comissões especiais de inquérito que o regimento não trata e fiz o ofício ao presidente para que a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) desse um parecer”

“Essas CEIs poderão tumultuar a Câmara em momento importante para o debate de projetos importantes para a cidade de matérias de discussões de desenvolvimentos econômicos e do debate do PDDU. O líder do governo na Assembleia, deputado Zé Neto (PT), foi contra a criação de uma CPI sobre o mesmo tema, por exemplo. Ela só tumultuaria”

Eleição 2016

“Eu vejo algumas entrevista do prefeito ACM Neto onde não vi ele dizer que ainda não é candidato. Acho que primeiro é esperar ele assumir a candidatura ou tentar construir outra candidatura dentro do nosso grupo. Nem a minha candidatura eu vou definir antes do prefeito decidir a dele. Precisamos antes definir os cenário. Esse ano, impar, é de administração”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp