Política

PGR pede que Supremo mantenha prisão de dono da UTC

Imagem PGR pede que Supremo mantenha prisão de dono da UTC
Janot opinou sobre pedido de liberdade feito pelo executivo da empreiteira  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/04/2015, às 07h53   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu que seja mantida a prisão preventiva de Ricardo Ribeiro Pessoa, executivo da UTC preso na Operação Lava Jato em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal na noite de sexta-feira (17).
No documento de 24 páginas, Janot destaca que Pessoa era o líder do cartel das empreiteiras e nega que a manutenção da prisão seja uma tentativa de pressionar por delações premiadas. "Não há elemento algum concreto apontando que a prisão preventiva esteja sendo utilizada para a realização de acordos de colaboração premiada. Tanto assim que diversos acordos foram firmados com pessoas que se encontravam em liberdade", diz Janot. O procurador enviou parecer em um pedido de liberdade feito pelo empreiteiro, e que já teve liminar negada pelo ministro Teori Zavascki. Agora, com o parecer, o pedido será julgado pela Segunda Turma do Supremo - composta pelos ministros Teori Zavascki, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello e Carmen Lúcia.
Ainda de acordo com Janot, Pessoa deu  "profissionalização e complexidade" ao esquema de cartel. "Somente se chegou a tamanha organização após vários anos de lesões aos cofres públicos, em benefício dos integrantes do cartel, não se tratando de uma atividade esporádica e muito menos recente."
Ao final, Janot defende que crimes de colarinho branco merecem repressão igual a de crimes cometidos com violência. "Em outras palavras, apenas decretar a prisão preventiva para crimes cometidos com violência seria justamente reconhecer que a custódia cautelar deveria ser reservada, como regra, para os criminosos de baixa renda, imunizando-se aquelas responsáveis por crimes intitulados do "colarinho branco", criando uma odiosa distinção processual entre imputados ricos e pobres."
Informações do G1

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp