Política

Lava Jato: executivo diz que Odebrecht ‘capitaneava’ o cartel

Publicado em 19/04/2015, às 07h15   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Camargo Corrêa, Dalton Avancini, afirmou que a construtora Norberto Odebrecht controlou a divisão das obras do principal projeto da Petrobras: o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), de acordo com informações do jornal O Globo. Em delação premiada, Avancini disse a construtora “capitaneava” a organização do cartel, conhecido como “Clube das Empreiteiras”, impondo o recebendo “os maiores volumes de contratos”.
Ainda segundo o jornal, o executivo reafirmou que cabia a Ricardo Pessoa, presidente da UTC, a coordenação do cartel. E disse que tanto a empresa de Pessoa quanto a Odebrecht impunham suas posições em função do “relacionamento estreito com a Petrobras”.
A organização veio a tona depois de que documentos apreendidos da sede da construtora Engevix detalharam o funcionamento do esquema. O primeiro documento era uma tabela intitulada de “Proposta do Fechamento do Bingo Fluminense”. No “jogo das empreiteiras”, cada “Prêmio”, no caso as obras integrantes do Comperj, estava ligada a uma empresa. A planilha era conhecida como "bingo".
Durante a deflagração da 7ª fase da Operação Lava-Jato, em novembro, foi revelada a participação da alta cúpula das empreiteiras no esquema do cartel dos fornecedores da Petrobras. O clube, apelido dado pelos próprios integrantes, tinha coordenador, reuniões periódicas e até uma divisão interna, onde apenas as gigantes — Camargo Corrêa, UTC, OAS, Odebrecht e Andrade Gutierrez — eram “VIP”.
A Odebrecht se posicionou por meio de nota. Confira na íntegra: 
"A empresa desconhece os termos da delação do executivo da Camargo Corrêa e reafirma que nunca participou de nenhum cartel em contratos com a Petrobras. A Odebrecht mantém, há décadas, contratos de prestação de serviços com a estatal, todos conquistados de acordo com a lei".
Publicada no dia 18 de abril de 2015, às 12h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp