Política

Prefeito de Filadélfia acusado de não repassar mais de R$ 1 mi para previdência

Publicado em 01/04/2015, às 18h58   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

A situação não anda nada boa para o prefeito de Filadélfia, cidade distante 355 km de Salvador. Barbosa Júnior, do PDT, é acusado de não repassar os valores descontados dos contracheques dos servidores para a Caixa de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Filadélfia, espécie de INSS municipal. A dívida chega a mais de R$ 1 milhão e 200 mil. 
A primeira audiência de conciliação aconteceria hoje, mas o prefeito e o procurador não compareceram. O fato foi confirmado pelo advogado do Sindicato dos Servidores Públicos de Filadélfia (Sisef-BA), Josemar Santana. Segundo ele, a entidade acompanha de perto o caso, mas a ação foi movida pela própria direção do Filadelfia PREV. “Ele vem agido de forma costumeira em descontar o valor do contracheque do servidor e não repassar para a previdência. O município, sob responsabilidade do prefeito, responde processo por apropriação indébita previdenciária. A prefeitura é arrecadadora e repassadora das cifras”, explicou Santana.  
Existem informações de que outros prefeitos também deixaram de fazer alguns repasses e a dívida cresceu. No início de 2013, o prefeito Barbosa Junior reconheceu a dívida e fez o parcelamento dela. Contudo, os pagamentos não foram efetuados.
O advogado também informou que a Câmara de Vereadores aprovou uma lei “carta branca”, cuja negociação do assunto fica a cargo do Executivo com a própria Filadélfia PREV, sem interferência do legislativo. A Casa agora busca um artifício jurídico para anular a questão e poder interferir na questão.
A equipe do Bocão News tentou contato com o prefeito e não obteve retorno para os devidos esclarecimentos até o fechamento da matéria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp