Política

Aleluia é o mais ‘governista’ dos oposicionistas baianos na Câmara Federal

Publicado em 31/03/2015, às 19h48   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Por causa dos discursos efusivos, o deputado  federal José Carlos Aleluia (DEM) é considerado um dos mais ferrenhos opositores ao governo  no Congresso Nacional. Apesar de importantes nomes da cúpula do Democratas na Bahia acharem que o parlamentar está praticamente sozinho na tarefa de “bater” nos governos federal e estadual, um levantamento feito pelo Bocão News, a partir de dados do Estadão, apontou que Aleluia é o mais 'governista' dos oposicionistas da Bahia.
A “Taxa de Governismo” levou em conta o posicionamento dos deputados federais nas últimas 24 votações na Câmara Federal. Entre os oposicionistas baianos, Aleluia é o que possui o maior índice de votos a favor dos interesses do governo federal, com 50%. 
Aleluia justifica os posicionamentos nas votações das matérias do Congresso dizendo que faz uma oposição responsável. “Não é porque sou oposição que vou ser irresponsável. Sou um defensor do Estado e não vou ficar a favor do que vai criar um rombo ainda maior na já deteriorada economia",  afirma.
Outros dois novatos do DEM no Congresso – Paulo Azi e Elmar Nascimento – ainda têm atuação tímida, diferente dos tempos de Assembleia. Em relação ao posição, Azi votou com o governo em 48% das oportunidades e Elmar em 41%. Já Claudio Cajado (DEM) se posicionou é o mais radical da legenda com 25% dos votos em prol do governo.
De acordo com fontes ligadas ao Bocão News, a necessidade de uma maior descentralização das ações dos oposicionistas foi considerada ‘prioridade’ por líderes do Democratas que reclamaram, inclusive, da atuação de parlamentares de outros partidos do bloco de oposição na Bahia.
No PSDB, no entanto, a oposição aos projetos do governo é mais incisiva, com o índice de votações a favor do governo abaixo de 40%. Os tucanos Antônio Imbassahy (32%), Jutahy Júnior (35%) e o novato João Gualberto (38%).
Já Arthur Maia, do Solidariedade, se posicionou em prol do governo federal em 47% das votações no Congresso. 
*Colaborou o repórter Rodrigo Daniel Silva

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp