Política

Rui Costa promete atender demandas do MST

Publicado em 18/03/2015, às 08h54   Emerson Nunes (Twitter: @emenunes)


FacebookTwitterWhatsApp

Os cerca de seis mil integrantes do movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST ) devem voltar para os seus assentamentos a partir desta quarta-feira (18) depois de terem atendidas as suas demandas pelo governador Rui Costa (PT). "Vamos voltar para casa com o sentimento de dever cumprido", afirmou Márcio Matos, o Marcinho, um dos líderes nacionais do movimento.

"Garantir a formação profissional e técnica para a turma do MST e construir um assentamento que seja referência", anunciou o governador petista, durante discurso onde agradeceu os votos recebidos na eleição de 2014. "Se hoje eu estou aqui é pela vontade esmagadora do povo e eu quero agradecer o apoio do MST", completou Rui Costa ao falar com a "companheirada" do movimento. "Vamos continuar com a recuperação das estradas, com o apoio à capacitação técnica dos produtores, apoio a mecanização da produção, a estruturação das cadeias produtivas como a cadeia do leite, caprinos e ovinos".

O governador também prometeu ser a voz dos trabalhadores ao afirmar que deve participar de uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, para interceder pelos manifestantes. "Nós vamos juntos ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e junto ao Incra buscar levar a voz do governador para que isso aconteça o mais rápido possível", completou.

De acordo com Marcinho, "a Bahia é o estado com o maior número de assentados no país. São mais de 18 mil acampados em 275 assentamentos em dez regiões do estado, mas essa é a primeira vez que uma negociação com o MST é fechada antes da gente chegar a Salvador", comemorou o Sem Terra, que celebrou o que chamou de "compromisso do governador ao criar a Secretaria de Desenvolvimento Rural”, que tem à frente Jerônimo Rodrigues. “Isso representa um novo ciclo da reforma agrária na Bahia", concluiu.

Os doze representantes do movimento retornaram ao gabinete do governador para continuar a reunião. Os manifestantes que ocuparam a frente do prédio se dispersaram rapidamente. Além do governador Rui Costa e do secretário Jerônimo Rodrigues, participaram da reunião o chefe da Casa Civil, Bruno Dauster, e o titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Josias Gomes.  

Veja a galeria completa de fotos

Publicada no dia 17 de março de 2015, às 18h52

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp