Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Corrida à Embasa, relação Neto x PTN e muito mais

Publicado em 06/03/2015, às 06h46   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Corrida à Embasa
Na disputa interna da base de Rui Costa pelo comando da Embasa, ganha força o ex-deputado, ex-secretário estadual e ex-prefeito de Lauro de Freitas, Roberto Muniz (PP), quadro indicado pelo vice-governador João Leão (PP). Apesar de forças políticas de outros partidos já admitirem o crescimento do nome de Muniz nos últimos dias, o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, procurado pelo Bocão News, jurou que a possibilidade não existe.
Gangorra
Na concorrida posse de secretários municipais do prefeito ACM Neto, a presença dos vereadores do PTN serviu para ilustrar como anda a relação de amor e ódio entre a legenda e a administração municipal. Kiki Bispo e Beca foram para o evento, mesmo com o partido fazendo oposição ao gestor soteropolitano. Já Toinho Carolino, considerado o mais fiel a João Carlos Bacelar, não deu as caras. Vale lembrar que na solenidade o vereador licenciado Tiago Correia assumiu a Limpurb.
Gangorra II
Quem herdou a vaga deixada por Correia na Câmara, o suplente Atanázio Júlio já chegou mostrando gratidão eterna ao prefeito, que viabilizou o retorno do experiente edil ao Poder Legislativo. Em troca, o vereador já deu de ombros para o partido e disse que independentemente do posicionamento do partido, ele está com ACM Neto.
Discurso nivelado
Apesar das tensas sessões na Câmara nos últimos dias, o clima na bancada de oposição está tranquilo. O PTN continua insatisfeito com a relação, mas preferiu não mais polemizar. Não realizou a reunião marcada para a semana passada com a direção partidária para traçar os rumos do partido. Deixou para a próxima semana. Enquanto isso, o discurso dentro da bancada está nivelado. Ninguém critica ninguém.
Mais insatisfações
O Solidariedade oficialmente continua na base do prefeito ACM Neto. A direção do partido tenta despistar, mas as insatisfações existem. Uma reunião entre o presidente do partido, Luciano Ribeiro, e o secretário de Urbanismo, Silvio Pinheiro, tentou aparar as arestas, mas ao que tudo indica, a relação não melhorou. A ida do deputado estadual Bruno Reis para o comando da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza deixou a cúpula do partido mais intrigada ainda. Portanto, nada ainda é definitivo.
Melancolia
Chama a atenção nos bastidores da política baiana a situação do ex-presidente da Câmara, Valdenor Cardoso, que atualmente presta serviços para o PT em Brasília. Em tom melancólico, o ex-chefe do Poder Legislativo soteropolitano, disse que descartava a possibilidade de se candidatar novamente a vereador.
 – Não vou me desgastar novamente, para correr o risco de perder e ficar triste, como acontece com muitos. Já fui presidente da Câmara, o cargo mais alto do município depois do prefeito e não vou ficar me expondo assim. Muita gente sofre e adoece quando perde, depois de uma campanha desgastante. Não quero passar por isso de novo
Tocando o terror
Apesar da relação estremecida entre o PDT – enquanto instituição – e o governo do estado, o deputado Euclides Fernandes (PDT) continua mandando e desmandando na Fapesb, instituição ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os funcionários da Fundação de Amparo à Pesquisa atribuem ao deputado exonerações que continuam acontecendo. O problema maior é que, em seguida, parentes de primeiro, segundo e terceiro graus de Euclides Fernandes, aparecem empregados.
Estripulias
A vereadora Fabíola Mansur tirou uns dias de férias após o Carnaval e pediu licença não remunerada da Assembleia Legislativa da Bahia para ir aos Estados Unidos. Em sua primeira aparição após o retorno, na posse da presidente da UPB, Maria Quitéria, muita gente levou um susto ao vê-la com o pé engessado. Jurou de pés juntos que a estripulia não foi na terra do Tio Sam. O salto do sapato prendeu em buraco na calçada e torceu o tornozelo. A socialista ia festejar o aniversário de 80 anos do pai.
Publicada no dia 5 de março de 2015, às 09h59

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp