Política

Bolsa dada por Assembleia Legislativa da Bahia será investigada

Imagem Bolsa dada por Assembleia Legislativa da Bahia será investigada
A distribuição da bolsa-auxílio está suspensa a partir deste ano  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/03/2015, às 06h18   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público da Bahia vai investigar se ocorreram irregularidades na concessão de bolsa-auxílio para estudantes carentes paga pela Assembleia Legislativa, de acordo com informações publicadas pela Folha. O jornal revelou neste domingo que doadores de campanha, políticos, empresários e parentes de deputados estão entre os beneficiários do programa, que consumiu R$ 19 milhões de 2011 a 2014.
Ainda segundo o jornal, a Promotoria pedirá que o procurador regional eleitoral do Estado analise as doações que parlamentares receberam de bolsistas na campanha do ano passado. Em parceria com o portal "Meu Congresso Nacional", a Folha identificou 80 doadores entre os beneficiários. Apesar de considerados "carentes", eles repassaram cerca de R$ 330 mil a candidatos baianos.
A publicação também informou que o Ministério Público de Contas também deverá se debruçar sobre o programa, que foi instituído em 2011. As contas da Assembleia nesse primeiro ano foram aprovadas pelo tribunal, mas poderão ser reanalisadas com o surgimento de novos elementos. Os balanços de 2012 a 2014 ainda não foram julgados. A distribuição da bolsa-auxílio está suspensa a partir deste ano, após a Promotoria argumentar que a concessão de benefícios estudantis não é atribuição do Legislativo. A Promotoria promete investigar beneficiários e deputados que concederam as bolsas para identificar eventuais irregularidades. 
Publicada no dia 3 de março de 2015, às 09h04

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp