Política

Vítima de racismo no Camarote Planeta Band faz denúncia na Alba

Publicado em 25/02/2015, às 06h23   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O advogado Leandro Oliveira, que disse ter sido vítima de racismopela produção e segurança do camarote Planeta Band, durante carnaval em Salvador, levou o caso para a comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (24).

O fato aconteceu na sexta-feira (13) quando Oliveira foi impedido de entrar nas dependências do camarote, mesmo portando ingresso e camisa que garantiam o acesso à festa. o caso ganhou repercussão após o presidente do Olodum publicar o depoimento do advogado em uma rede social.

O colegiado, presidido pelo deputado Marcelino Galo (PT), aprovou a realização de uma audiência pública conjunta com a Comissão Especial de Promoção da Igualdade para debater o tema racismo e violência no carnaval. Além disso, a comissão enviará um expediente para solicitar esclarecimento das autoridades sobre a apuração das denuncias apresentadas por Oliveira.

No depoimento de 22 minutos, Leandro Oliveira relatou aos deputados que os seguranças do camarote lhe abordaram de maneira seletiva e questionaram aonde ele teria consigo a camisa. “Você conseguiu com quem essa camisa nego? Essa camisa é só para convidado”.

O advogado, que é negro, afirmou ainda que apenas ele fora abordado pelos seguranças. Ante o crime de racismo, Oliveira procurou autoridades policiais no circuito Dodô para registrar a ocorrência, mas não obteve êxito.  “A omissão frente ao racismo no Estado é explícita. Estou vindo nesta casa, pois acredito nessa comissão e na justiça”, observou Leandro, que também procurou entidades ligadas aos Direitos Humanos, como o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra, Observatório Racial e a Comissão de Ética e Direitos Humanos da OAB.

"Vamos dar encaminhamento a este caso e combater de forma mais efetiva para que este ato não fique impune”, ressalta o presidente da comissão.

Matérias relacionadas:

Caso de racismo no Planeta Band é denunciado por presidente do Olodum

Secretaria repudia caso de racismo em camarote: Não podemos achar normal

Publicada no dia 24 de fevereiro de 2015, às 19h20

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp