Política

PF diz que presidente da UTC recebeu alerta de prisão um dia antes

Publicado em 23/02/2015, às 06h41   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O empresário Ricardo Ribeiro Pessoa, da UTC Engenharia, é figura central de uma investigação da Polícia Federal, iniciada em novembro de 2014, sobre vazamento de informação sigilosa dentro da Operação Lava Jato.
De acordo com informações do Estadão, o empresário da UTC, um executivo e um advogado do grupo e um "amigo" de nome "Rui" --mencionado em conversa telefônica e não identificado pelos policiais-- estão entre os alvos desta apuração.
Ainda segundo o jornal, um dia antes de ser deflagrada a sétima fase da Lava Jato, batizada de Operação Juízo Final --no dia 14 de novembro--, Pessoa e outros 10 investigados estavam com os telefones grampeados, com autorização da Justiça Federal.
Diálogos por telefone e mensagens trocadas entre os investigados levaram o setor de Inteligência da PF à conclusão que havia "indicativos concretos de vazamento". O caso passou a ser apurado e um diálogo, em especial, chamou atenção dos investigadores da Lava Jato. Os interlocutores combinaram se encontrar, em seguida, na casa de Santana, onde estaria também o advogado Renato Tai, que trabalha na UTC.
"É imprescindível lembrar que houve vazamento de informações a respeito da deflagração da 7ª fase da Operação Lava Jato que ocorrera na manhã do dia seguinte a esta ligação", registra a PF em seu relatório de informação sobre as escutas.
Faltava pouco mais de oito horas para que os policiais federais começassem a cumprir os mandados de prisão da Operação Juízo Final. A lista de prisões trazia entre seus nomes o de Pessoa. Segundo os policiais, "não se trata de interceptação de diálogos entre advogado e cliente, mas sim diálogos que podem indicar o vazamento de procedimentos sigilosos, com violação de sigilo e seus reflexos na esfera criminal."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp