Política

Apesar de confirmar candidatura, Rosemberg deve desistir da presidência da Alba

Publicado em 01/02/2015, às 17h26   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Os ânimos prometem se exaltarem na eleição da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta segunda-feira (2). Apesar de afirmar neste domingo (1º) que se manteria candidato ao comando da Casa Legislativa, o que se ouvia pelos corredores da Alba neste domingo é que Rosemberg Pinto (PT) pode retirar a candidatura minutos antes da eleição. Porém, sua desistência não será de 'mão-beijada' e há promessas de um grande debate que vai tumultuar a eleição. Pinto vai travar a discussão da inconstitucionalidade da reeleição de Marcelo Nilo (PDT). “Fere a Constituição [Federal]. Ela é bem clara quando diz sobre a reeleição. E continuaremos nesse sentido”, disse Rosemberg. 

De acordo com o ex-deputado Luciano Simões (PMDB), que acompanhou o filho, deputado estadual Luciano Simões Filho, antes da votação, o líder vai iniciar um discurso ferrenho contra o pedetista. "Amanhã Rosemberg deve pedir uma questão de ordem e anunciar a desistência". O ex-parlamentar ainda deu palpite sobre a quantidade de votos que Rosemberg Pinto pode levar se a candidatura for à frente. "De seis a 10 votos", disse se referindo à possibilidade do petista não ter nem os 12 votos de sua bancada. Para não sair desmoralizado, Pinto fará o discurso ferrenho contra o pedetista e retirará a candidatura. 

Em seu discurso, o petista terá como base o Artigo 57 da Constituição Federal, que prevê o mandato dos membros das mesas diretoras da Câmara Federal e do Senado em dois anos vedando a reeleição para os mesmos cargos na mesma legislatura. Rosemberg tem nas mãos o álibi da perpetuação do poder de Nilo.

Enquanto isso, Marcelo Nilo não acredita na inconstitucionalidade da reeleição por se tratar de uma nova legislatura. “O problema é político, não é jurídico. Isso aqui não é reeleição, é eleição porque se trata de uma nova legislatura”, assegurou Nilo.

Integrantes do partido confidenciaram à reportagem que o petista guarda mágoas do governador Rui Costa que não se envolveu na briga pelo poder da Alba. Pinto acreditava que com a interferência do chefe do Executivo ele seria presidente da Alba.

Vaga garantida

A composição da nova mesa diretora já tem vaga garantida ao PT. Para Nilo ainda há como se debater. “Reservei a 3ª vice-presidência ao PT. Se eles quiserem está aqui”, disse o pedetista. Entretanto, tudo pode mudar com a surpresa que os petistas prometem.  

Na nova composição, Marcelo Nilo afirmou que “há lugar para todo mundo”. Tanto para os governistas quanto para os opositores. A primeira vice-presidência será do governistas Adolfo Menezes (PSD) e a segunda para o oposicionista Tom Araújo (DEM). A terceira vice-presidência estará reservada para o PT e a quarta para Pastor Sargento Isidório (PSC).

As secretarias ficam com o oposicionista Leur Lomanto Jr. (PMDB), na primeira cadeira. Os governistas Aderbal Caldas (PP) e Fabrício Falcão (PCdoB) comandam as segunda e terceira secretarias e o recém-governista Carlos Geilson (PTN) fica com a quarta secretaria.

Matéria relacionada:

Rosemberg mantém candidatura à presidência da Alba

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp