Política

Diretor da Camargo Corrêa faz novo pedido de liberdade e quer absolvição sumária

Publicado em 28/12/2014, às 08h01   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor da Camargo Corrêa Eduardo Hermelino Leite, enviou à Justiça Federal do Paraná um novo pedido de liberdade. De acordo com informações da Folha, na peça, os advogados do executivo –que está detido desde o dia 14 de novembro, quando foi deflagrada a 7ª fase da Operação Lava Jato– argumentam que a denúncia contra ele é inepta e que ele deveria ser sumariamente absolvido.
Ainda segundo a publicação, assinada por Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e outros quatro advogados, o documento é uma "resposta à acusação" feita pelo Ministério Público contra Leite, que hoje é réu em processos relativos à Lava Jato. Por isso, apesar de executivo já ter tido pedidos de liberdade negados em instâncias superiores da Justiça, o material é enviado ao juiz federal Sergio Moro, que determinou a prisão e cuida das ações na primeira instância.
De acordo com os advogados, há uma série de problemas na denúncia. Eles destacam que o executivo é acusado pelo crime de organização criminosa por fatos que datam de 2004 a 2014. Mas a lei que tipificou este crime só foi editada em 2013. Além disso, alegam que não há especificação das condutas de Leite nos crimes, sempre havendo citações a acordos empresariais, não a pessoas. Por isso, sustenta que ele está sendo acusado somente por ser parte da direção da Camargo Corrêa, e não por atos delituosos praticados.
A defesa ainda alega que a denúncia do Ministério Público é genérica, o que inviabiliza a ampla defesa de seu cliente. Como o Judiciário está em recesso, o juiz Sergio Moro só deve se manifestar sobre os pedidos no mês que vem. 
Publicada no dia 27 de dezembro de 2014, às 18h06

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp