Política

Fernando Baiano esteve 157 vezes na Petrobras

Publicado em 22/12/2014, às 11h18   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Apontado nas investigações da Polícia Federal e do Ministério Público como operador do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras, o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, esteve 157 vezes na companhia entre 2003 e 2011. Seu principal canal de acesso era o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, que autorizou diretamente a sua entrada 97 vezes. O número de vezes em que esteve na área de Abastecimento foi quase o dobro das 51 oportunidades em que visitou a área Internacional, comandada por Nestor Cerveró.

As informações sobre o trânsito de Baiano na companhia contradizem a informação dada por Costa à Justiça Federal do Paraná, no dia 8 de outubro, quando disse que o foco da atuação de Baiano era a área Internacional.

Os registros da portaria da Petrobras mostram que o primeiro acesso de Baiano durante os governos do PT aconteceu em setembro de 2003, na área de Abastecimento, então comandada por Rogério Manso. A maior frequência foi entre 2004 e 2007. Inicialmente, seu trânsito realmente era maior na diretoria Internacional. Em 2004, esteve 19 vezes, tendo sua entrada autorizada diretamente por Cerveró duas vezes e, em outras 12 oportunidades, por subordinados do diretor internacional.

A partir de 2005, porém, Baiano passou a ter acesso às duas áreas. Naquele ano, Costa autorizou sua entrada 23 vezes. Cerveró deu o aval em três oportunidades, enquanto subordinados da área Internacional autorizaram outras 29. Aberto o canal na área de Abastecimento, o ex-diretor passou a ser o interlocutor principal. Em 2006, o lobista visitou a Petrobras 49 vezes. Em 45 delas, foi Costa quem autorizou sua entrada. Nas outras, foram subordinados de Cerveró.

De acordo com as informações de O Globo, o ritmo de visitas foi diminuindo. Em 2007, esteve 19 vezes, 18 delas com acesso liberado por Costa. Em 2008, em todas as dez vezes teve o acesso permitido pelo ex-diretor de Abastecimento. Em 2009, só foi em uma oportunidade, autorizado por Costa. Em 2010, também foi uma vez, autorizado pela área de Exploração e Produção. No último ano em que há registros de sua presença, 2011, esteve duas vezes na diretoria de Engenharia, Tecnologia e Materiais, numa delas autorizado pelo gerente geral, João Henrique Rittershaussen.



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp