Política

Negromonte ao Bocão News sobre denúncia da Veja: jamais recebi qualquer valor

Publicado em 15/12/2014, às 09h03   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

O atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Muncípios da Bahia (TCM-BA), Mário Negromonte, entrou em contato com a redação do site Bocão News, na manhã deste domingo (14) e comentou as denúncias noticiadas pela revista Veja desta semana. De acordo com a publicação, Negromonte, que foi ministro das Cidades no primeiro ano do governo Dilma Rousseff, recebia propina no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras em seu apartamento funcional, em Brasília. As denúncias também apontam o deputado federal Luiz Argôlo (SD) como um dos beneficiados no sistema "delivery" de dinheiro. O serviço era feito pelo entregador oficial do grupo liderado pelo doleiro Alberto Yousseff, Rafael Ângulo Lopez, que também atendia governadores e senadores.
Negromonte seria, segundo a publicação, um assíduo frequentador do escritório de Alberto Yousseff. O irmão de Mário, Adarico Negromonte, foi preso na Operação Lava Jato por ser apontado nas investigações Polícia Federal como o transportador ilegal de valores para o grupo. Mas, embora trabalhasse para Yousseff, parte do salário era pago pelo então ministro.
Sobre a afirmação, Negromonte rebateu: "Refuto a afirmação de que seria um assíduo frequentador do escritório do Sr. Alberto Yousseff. Não encontra qualquer suporte em fatos ou provas a afirmação de que eu faria parte da “folha de pagamentos do esquema da Petrobrás”; O fato de um dos meus irmãos ter declarado trabalhar para o Sr. Yousseff não autoriza a ilação de que isso seria prova da manutenção de “laços com a quadrilha.” Primeiro, por que não possuo qualquer ingerência acerca das atividades profissionais de qualquer um dos meus dez irmãos. É despropositada a afirmação de que eu seria responsável pelo pagamento de parte do salário de meu irmão. Não é crível que a mesma publicação que reiteradamente informa que o Sr. Yousseff participaria de um esquema bilionário, afirme, agora, que meu irmão teria parte do salário custeada por mim".
Ainda segundo o pepista, ele não conhece e jamais recebeu qualquer valor das mãos do Sr. Rafael Ângulo ou de qualquer pessoa ligada ao Sr. Yousseff. "Levantando-se a hipótese de que eu recebia dinheiro, não seria mais seguro receber das mãos do meu irmão, já que dizem que ele fazia tais serviços. Não procede a ilação de que ao informar que dividia o apartamento com outro Deputado a minha intenção seria a de “levantar uma hipótese”. Na qualidade de Ministro de Estado, e, portanto, afastado do exercício do mandato parlamentar, não teria direito a usar apartamento funcional da Câmara dos Deputados, o que me levou a dividir a moradia com um outro Deputado. Nessa situação, não morando sozinho, haveria outras pessoas para testemunhar que jamais recebi a visita do Sr. Rafael Ângulo no imóvel referenciado pela publicação", afirmou.
Na oportunidade, o conselheiro aproveitou para atacar a revista Veja e reforçou que "Volto a afirmar que não tenho negócios com as pessoas citadas na matéria: telefonemas, mensagens, sociedade em empresas, depósito em conta, recursos no exterior, nada fático, só denúncias de parte da mídia. Essa não é a primeira vez que enfrento denúncias sem qualquer base fática, que decerto acabarão como outras: sem repercussão no Poder Judiciário. Lamento, ainda, a tentativa incansável da publicação de estabelecer uma ligação entre mim e as investigações levadas a cabo na operação Lava Jato, da Polícia Federal. Desta feita, entretanto, é a própria Revista Veja que incorre em séria contradição: apresenta pretensos fatos que teriam sido colhidos em depoimentos de uma pessoa que, segundo a própria publicação, estaria ainda negociando sua colaboração premiada, e, portanto, não teria prestado depoimento na condição de colaborador. Certamente está a serviço de alguém". 
Com relação às consequências destas denúncias, Negromonte se ateu ao histórico dele como parlamentar e destacou que "por oportuno, em meus mais de 24 anos de vida pública, jamais sofri qualquer condenação, ou mesmo fui processado. Tenho uma vida ilibada, com todas as minhas fontes de renda declaradas às autoridades fiscais brasileiras, e patrimônio absolutamente condizente com tais rendimentos".

Leia também:

Publicada no dia 14 de dezembro de 2014, às 12h24

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp