Política

Não tenho nenhum problema pessoal com o governador, afirma Neto

Publicado em 24/11/2014, às 08h32   Vinícius Ribeiro (Twitter:@vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

"Eu acho muito importante fazer a comparação com a Salvador de dois anos atrás". Dessa forma o prefeito ACM Neto (DEM) sugere que se avalie a sua gestão na conclusão do segundo ano à frente da cidade. Com a sugestão, Neto refere-se ao período que o antecedeu e que posicionou a capital entre as piores do País em termos de prestação de servicos públicos.

"Em menos de dois anos nós fomos a capital do Brasil que mais cresceu em atenção básica", orgulha-se o prefeito. Com a afirmativa, ACM Neto destaca os feitos em termos de saúde, com a implantação de equipes de Saúde da Família e a inauguração de UPAs em diversos bairros periféricos, assim com a reconstrução de escolas, as obras no trânsito e a requalificação da Guarda Municipal.

Quando o assunto é política, ACM Neto endurece o seu discurso contra os governistas e aliados petistas que afirmam enfraquecimento da oposição após os resultados obtidos nas urnas. "Há quatro anos, em 2010, Paulo Souto teve em torno de 16% dos votos e agora teve 38% na Bahia", portanto, "eu acho que são comentários a arrogantes e desacasados com a realidade", avalia Neto.

O prefeito também garante buscar a melhor relação possível com o governador eleito, Rui Costa (PT), diferente do convívio estremecido com o governador Jaques Wagner (PT). "Eu, de forma evidente, não tenho nenhum problema pessoal com o governador. Vieram a eleição e as provocações do lado de lá. Fico muito tranquilo, pois não iniciei nenhuma polêmica", disse.

"Eu espero que a relação (com Rui) possa ser harmônica, dentro de um padrão de absoluta civilidade, de respeito administrativo, reconhecimeneto das competências e obrigações de cada um dos entes federados. Só não será assim se o governador não quiser, e da minha parte é essa a minha disposição", pontua.

Voltando para a análise de sua administração, Neto destacou que equilíbrio fiscal da prefeitura é outro ponto que faz questão de salientar em seu governo. "Hoje eu tenho como disponibilidade de caixa algo em torno de mais de R$ 1 bilhão, por tanto, neste aspecto, acho que todo esforço que foi feito, liderado por Mauro Ricardo, secretário da Fazenda, deu avanços importantíssimos", disse Neto, em entrevista à Tribuna da Bahia. Problema crítico em Salvador, o sistema de transporte coletivo da cidade também foi motivo de destaque do prefeito. Neto salientou que a licitação realizada transformará o serviço a partir de janeiro de 2015. "Devemos receber 700 novos ônibus  na cidade. Vai ser a maior renovação de frota que Salvador já viu", garante.  

No campo do Legislativo, ACM Neto acredita que não haverão grandes mudanças na Câmara de Vereadores, com a eleição de janeiro e a migração de parlamentares para a Assembleia Legislativa. Neste sentido, o prefeito acredita que as mudanças na Casa Legislativa não alteram o quadro por se tratar de substituições "que seguem a mesma linha política". Neto reitera que o que for definido na Câmara continuará nos planos de bom convívio como Executivo.      


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp