Política

Bahia também é alvo da Rede Sustentabilidade nas próximas eleições

Imagem Bahia também é alvo da Rede Sustentabilidade nas próximas eleições
Presidente estadual quer angariar 10 mil assinaturas para criação do partido  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/11/2014, às 09h47   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

A Rede Sustentabilidade, que tem como líder a ex-presidenciável Marina Silva, ainda precisa angariar 32 mil assinaturas em todo o Brasil para oficializar a criação da legenda. O presidente da legenda na Bahia, Julio Rocha, pensa alto e quer garantir 10 mil delas no estado, tornando o estado baiano no alvo das próximas eleições. Militantes estão reunidos neste domingo (23) para discutirem os rumos no ano que vem.

Integrantes ainda não sabiam se a melhor opção era entrar no jogo logo no início do ano ou esperava as primeiras movimentações da presidente Dilma Rousseff em seu segundo mandato. Marina Silva não sinalizava nada até então.

Segundo o presidente estadual, a Rede decidiu que a formalização do partido seja encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral no primeiro trimestre de 2015.

A Rede não se diz uma sigla de esquerda, mas que não adotaria ações tucanas. No entanto, apoiou Aécio Neves (PSDB) no segundo turno, o que gerou disputas internas e integrantes deixando a legenda. Para o presidente, essa situação é natural. “Somos um partido progressista que tem como eixo a sustentabilidade, mas reconhecendo os avanços nas mudanças sociais. Por isso não vejo problemas com a diversidade dentro do partido”, disse.

O grupo político de Marina Silva elegeu um senador, dois deputados federais e quatro estaduais. Nenhum na Bahia. Os eleitos já sabem que adotarão um posicionamento de oposição ao governo petista. “Sabemos que a nossa responsabilidade é de fazer o que uma parte significativa da sociedade que quer mudanças e precisamos nos preparar para isso”, completou o dirigente ao Bocão News.

Se a candidatura de Marina Silva para a presidência em 20118 foi discutida na reunião, Rocha afirma que não. “Ainda é cedo para pensar nisso”, disse. Na Bahia, Eliana Calmon, que disputou vaga ao Senado, deve ser a ‘chave de ouro’ da legenda.

Nota originalmente postada dia 23

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp