Política

PF encontra na casa Youssef 19 projetos que apontam ligação com Petrobras

Publicado em 23/11/2014, às 06h49   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Ao cumprir mandado de busca e apreensão na casa do doleiro Alberto Youssef, a Polícia Federal encontrou uma planilha com 750 projetos, de acordo com informações divulgadas pela Istoé. Do total, apenas 19 correspondem a contratos com a Petrobras. O restante refere-se à atuação do doleiro no setor elétrico, em infraestrutura e até na área de Defesa. Sempre em parceria com o clube VIP das empreiteiras, desbaratado há duas semanas com a prisão de seus principais dirigentes, Youssef não respeitou fronteiras, avançando em obras no Uruguai, na Argentina, no Equador e até em Cuba.
Na planilha, guardada a sete chaves pela PF, cada projeto está vinculado a um “cliente”, normalmente uma grande construtora, com contratos com a União e também com governos estaduais, como Rio de Janeiro, Distrito Federal e Alagoas. Para cada cliente, Youssef relacionou um nome de contato e um número de telefone.

Apesar dos indícios de problemas em diversas áreas, integrantes da força-tarefa da Lava Jato seguem o rastro de eventuais desvios no setor elétrico. Uma pista importante é o fato de Youssef ter em mãos uma planilha de custos da Camargo Corrêa na obra da hidrelétrica de Jirau, que está sendo erguida no rio Madeira, em Rondônia. A obra recebeu aporte de R$ 7,2 bilhões do BNDES. O documento foi apreendido na mesa de João Procópio de Almeida Prado, apontado como braço-direito do doleiro e elo com a empreiteira. Ele é concunhado de João Ricardo Auler, presidente do Conselho de Administração da Camargo, que está detido.



Publicada no dia 22 de novembro de 2014, às 16h07

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp