Política

Dono da UTC tinha contato com pessoas ligadas ao PT e PSDB

Publicado em 21/11/2014, às 10h28   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O sócio proprietário da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, disse em depoimento à Polícia Federal que mantinha "contato mais próximo" com arrecadadores de doações para campanhas eleitorais do PT, representado pelo tesoureiro João Vaccari Neto, e do PSDB, por meio de um emissário identificado apenas como "doutor Freitas", de acordo com informações divulgadas pela Folha, nesta sexta-feira (21).

Segundo depoimento de dois executivos da Toyo Setal que fizeram acordo de delação premiada na Operação Lava Jato, Ricardo Pessoa coordenava um "clube" de empreiteiras que fraudava licitações e fazia pagamentos a agentes públicos.

Em conversa com a Folha, Silva Freitas, que atuou na arrecadação de recursos de campanhas de políticos do PSDB em 2014 e 2014, disse que esteve apenas em 2014 com o empreiteiro na sede da UTC.

De acordo com Freitas, o objetivo da visita foi angariar recursos para a campanha presidencial do senador Aécio Neves (PSDB). Ele disse que a UTC fez doações à campanha, todas declarações à Justiça Eleitoral, e negou ter procurado o empreiteiro atrás de recursos. Ele afirmou também que não participava da arrecadação de doações, mas sim do "convencimento".

Segundo dados da Justiça Eleitoral, nas eleições de 2014, a UTC doou R$ 2,5 milhões ao comitê do PSDB para presidente. Ao PT, as doações da UTC no mesmo período somaram cerca de R$ 19 milhões.


Publicada no dia 21 de novembro de 2014, às 06h38

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp