Política

PF reinicia depoimentos dos presos na Lava Jato

Publicado em 17/11/2014, às 08h36   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


A Polícia Federal do Paraná (PF) dará início à terceira fase de depoimentos dos presos na sétima etapa da Operação Lava Jato nesta segunda-feira (17). A expectativa é de que o grupo seja ouvido a partir das 9h. Ao todo, 23 pessoas estão presas na Superintendência de Curitiba, sendo 17 em prisão temporária (com prazo de cinco dias) e seis, na preventiva (sem prazo de liberação previsto). No início da manhã, a assessoria da corporação não informou quantos presos serão ouvidos nesta segunda. Esta última etapa da operação foi deflagrada na madrugada de sexta-feira (14). A Lava Jato foi deflagrada pela PF em março deste ano e desde então investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro.

De acordo com a assessoria da Polícia Federal, a expectativa é que todos os depoimentos sejam colhidos até terça-feira (18). Segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR), Juliano Breda – responsável pela defesa de três presos ligados à OAS –, os responsáveis pela defesa receberam cronograma com a ordem dos depoimentos.

Além dos 23 presos, Fernando Soares, conhecido como “Fernando Baiano”, e Adarico Negromonte Filho, irmão do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA), estão foragidos. Eles não se entregaram à Polícia Federal, apesar de terem tido os mandados de prisão temporária expedidos pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo da Lava Jato na primeira instância.

O domingo (16) foi movimentado na sede da PF em Curitiba. Diversos advogados estiveram no prédio da superintendência e levaram alimentos, casacos e medicamentos. Além disso, parte dos presos foi levada ao Instituto Médico-Legal (IML) da capital paranaense e submetida a exame de corpo de delito.

Segundo informações de O Globo, o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e os presidentes das construtoras UTC, Ricardo Pessoa, e OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, são alguns dos presos que foram fazer a perícia. O micro-ônibus e a van que transportaram os suspeitos ao IML foram escoltados por viaturas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da PF.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp