Política

Com ida para PSL, Nilo pode fazer a terceira maior bancada da Alba

Publicado em 19/02/2016, às 21h59   Juliana Nobre (@julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

O martelo está batido e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, vai para o PSL. O anúncio será dado na próxima terça-feira (23), conforme afirmou o chefe do Legislativo baiano ao Bocão News, nesta sexta-feira (19). Com ele, outros cinco parlamentares mudam de legenda e formam a terceira maior bancada partidária dentro da Casa.

Além de Nelson Leal e Nilo, Reinaldo Braga (PR), Jurandy Oliveira (PRP), Paulo Câmera (PDT), Euclides Fernandes (PDT), além do atual secretário de Agricultura Vitor Bonfim (PDT) integrarão o partido. Apesar da informação extraoficial, a reportagem conversou com os parlamentares e o secretário, mas eles não quiseram confirmar. Apenas afirmam “que ainda discutem a possibilidade”.

A promulgação da janela partidária, nesta quinta-feira (18), promete acirrar as trocas partidárias nos próximos dias. Num levantamento realizado pela reportagem, oito partidos na Alba sofrerão alterações e 12 deputados mudam de legendas.

Dentro da Casa, a composição das bancadas mudam. O PSL ficará atrás apenas do PT - com 11 deputados além do líder do governo, Zé Neto - e do PSD, que atualmente possui sete parlamentares, mas deve ganhar mais um. O partido de Nilo só deve empatar com a bancada do DEM, que possui seis parlamentares e pode ganhar Alan Sanches.

O PSD deve ganhar o reforço de Alex da Piatã, atualmente no PMDB. A sigla peemedebista ficará então com cinco deputados, mesmo com a saída de Herzem Gusmão que deixará a Alba - por ser suplente - com o retorno do atual secretário de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, Bruno Reis. 

O Democratas deve ficar com sete parlamentares após a entrada de Alan Sanches [que deixou o PSD]. Contudo, articula com mais dois deputados. As negociações estão trancadas a sete chaves.

Com a saída de três pedetistas, a legenda ficará com apenas um deputado. É o mesmo caso do Pros: fica Pastor Isidório e sai David Rios. O médico está sendo sondado pelo PMDB, mas sua entrada depende em emplacar o irmão, Daniel Rios, a Câmara de Vereadores de Salvador.

O PSC manterá apenas um deptado. No PV, o mesmo deve ocorrer após a saída de Marquinho Viana para o PSB. A sigla socialista fica então com três deputados estaduais.

Quem ficará sem representação na Alba é o PR com a saída de Reinaldo Braga, assim como o PRP de Janio Natal que pode seguir para o PTN. Com isso, o partido ficará com três parlamentares, pois manterá Alex Lima e Alan Castro, pois não deixarão mais a sigla já que as tratativas com o presidente, João Carlos Bacelar evoluíram, após a queda de Maurício Bacelar do Detran. Por outro lado, quem chega na Casa é o PPS com o ingresso de Marco Prisco.

Nada muda no PCdoB (3), PP (5) e PRB (2).

Veja como pode ficar a composição partidária na Alba:

DEPUTADO

PARTIDO

OBS:

Aderbal Caldas

PP

Adolfo Menezes

PSD

Adolfo Viana

PSDB

Alan Castro

PTN

Alan Sanches

DEM

Alex da Piatã

PSD

Alex Lima

PTN

Angela Sousa

PSD

Angelo Coronel

PSD

Antonio Henrique Jr.

PP

Augusto Castro

PSDB

Bira Coroa

PT

Bobô

PCDOB

Carlos Geilson

PSDB

Carlos Ubaldino

PSD

David Rios

PMDB

Aguarda emplacar o irmão para vereador

Eduardo Salles

PP

Euclides Fernandes

PSL

Fabio Souto

DEM

Fabiola Mansur

PSB

Fabricio Falcão

PCDOB

Fátima Nunes

PT

Gika

PT

Herzem Gusmão

PMDB

Sai com a entrada de Bruno Reis

Hildécio Meirelles

PMDB

Ivana Bastos

PSD

Janio Natal

PTN

José de Arimateia

PRB

Joseildo Ramos

PT

Jurandy Oliveira

PSL

Leur Lomanto Jr.

PMDB

Luciano Ribeiro

DEM

Luciano Simões Filho

PMDB

Luiz Augusto

PP

Luiza Maia

PT

Manassés

PSB

Marcelino Galo

PT

Marcell Moraes

PV

Marcelo Nilo

PSL

Maria Del Carmen

PT

Marquinho Viana

PSB

Nelson Leal

PSL

Neusa Cadore

PT

Pablo Barrozo

DEM

Pastor Isidório

PROS

Paulo Câmera

PSL

Paulo Rangel

PT

Pedro Tavares

PMDB

Reinaldo Braga

PSL

Robério Oliveira

PSD

Roberto Carlos

PDT

Robinho

PP

Rogério Andrade

PSD

Rosemberg Pinto

PT

Sandro Regis

DEM

Sidelvan Nóbrega

PRB

Marco Prisco

PPS

Targino Machado

DEM

Tom Araújo

DEM

Vando

PSC

Zé Neto

PT

Zé Raimundo

PT

PCDOB

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp