Política

Filha de Wagner é funcionária de empresa ligada à OAS

Publicado em 22/01/2016, às 08h40   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma das filhas do ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), é funcionária da Enseada Indústria Naval, empresa que tem a empreiteira OAS como uma das acionistas.A Enseada é responsável por construir um estaleiro, no Recôncavo Baiano, que atuará como fornecedor de sondas para a Petrobras. 
De acordo com a Folha de São Paulo, Mariana Wagner é gerente de recursos humanos da Enseada desde janeiro de 2013. A empresa pertence às empreiteiras OAS, Odebrecht e UTC –todas investigadas na Lava Jato– e à japonesa Kawasaki, que tem 30% do capital. 
A construtora OAS, investigada na Operação Lava Jato, é de propriedade de Léo Pinheiro, empresário que foi condenado a 16 anos de prisão. Trocas de mensagens telefônicas entre Pinheiro e Wagner, reveladas pela operação, mostraram negociações para doação à campanha petista à Prefeitura de Salvador em 2012. Outro sinal da proximidade entre o ministro e o empreiteiro, revelado pela Folha, foi a nomeação por Wagner, então governador da Bahia, de um exdiretor da OAS para sua equipe, em 2014. Manuel Ribeiro Filho, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, foi responsável pela licitação para construir um conjunto viário, vencida pela própria OAS. 
Em nota, a Enseada Indústria Naval informa que "como tantos outros, a profissional [Mariana Wagner] foi contratada após um longo e criterioso processo de seleção, iniciado em outubro de 2012 e concluído em dezembro daquele ano". A empresa ainda informa que Mariana possui "sólido currículo profissional", com mestrado na área de educação corporativa pela Lesley University, nos com mestrado na área de educação corporativa pela Lesley University, nos EUA. Procurado pela Folha, o ministro Wagner não atendeu à reportagem. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp