Política

Decisão é evidência que o La Vue passou por cima da legislação, diz Gilmar

Publicado em 14/12/2015, às 14h43   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Gilmar Santiago (PT) comemorou na tarde desse domingo (13) a suspensão da construção do edifício La Vue, na Ladeira da Barra. Uma liminar solicitada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, na Bahia, foi deferida pelo desembargador Jirair Meguerian, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e até a venda de apartamentos teve que ser suspensa.

Os réus são as empreiteiras Cosbat e Ladeira da Barra, a Prefeitura de Salvador, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). "Essa decisão é evidência de que se passou por cima da legislação, inclusive do PDDU, no que tange a questão ambiental. Agora, vamos ver se as obras vão ser paralisadas mesmo", aponta o vereador petista.

"Solicitamos a suspensão da obra na audiência pública sobre o edifício, que promovemos no dia 11 de novembro passado, até a elaboração de novos laudos técnicos e o pronunciamento da presidência do IPHAN sobre o parecer isolado de um coordenador regional", lembra Gilmar. A audiência "Licenças para Construções em Salvador e o Caso La Vue", foi realizada no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador.

O parecer do coordenador contraria um anterior, de duas técnicas do Escritório Técnico de Licenças e Fiscalização (Etelf), extinto logo em seguida. Elas argumentaram que a construção impacta, agride e tira a visibilidade de monumentos e áreas tombadas, a exemplo da igreja de Santo Antônio, o Cemitério dos Ingleses, os fortes de Santo Antônio e Santa Maria.

Matérias relacionadas:

Desembargador suspende obra polêmica na Ladeira da Barra

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp