Política

Prefeitura lança edital para urbanização da Cidade de Plástico, no Subúrbio

Publicado em 30/11/2015, às 12h10   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador lançou na manhã desta segunda-feira (30), o edital para contratação da empresa que executará as obras na comunidade Guerreira Zeferina, mais conhecida como Cidade de Plástico, localizada em Periperi, no Subúrbio Ferroviário.

Em cerimônia no Palácio Thomé de Souza, o prefeito ACM Neto (DEM) assinou o convênio com a ONG Avsi Brasil para realização de trabalho social com as 340 famílias cadastradas na localidade. O investimento total, segundo o gestor soteropolitano é de R$ 25 milhões.

“Esse é o projeto mais completo que nós temos de todos, porque procuramos olhar todos os aspectos da vida da comunidade”, disse o democrata, ao ressaltar que fez questão de chamar a população local para elaborar “desde a 1ª necessidade” o projeto, que levou um ano para ser elaborado e contou com reuniões com os moradores, que apresentaram propostas e, ao final, validaram o programa.      

Segundo a administração municipal, as melhorias a serem realizadas na Cidade de Plástico fazem parte do Projeto de Urbanização de Áreas Precárias de Salvador, projeto piloto desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) em parceria com a Casa Civil e que conta com a participação de diversos órgãos municipais e a própria comunidade. A proposta é levar toda a infraestrutura ao local, como saneamento básico, iluminação, áreas de lazer e convivência e novas habitações com a construção de apartamentos.

“Todo mundo que faz política passa pelo Subúrbio, mas atravessar a linha [do trem] pouca gente faz. Minha missão é cuidar da vida das pessoas”, disse ACM Neto, ao anunciar que 57 famílias serão beneficiadas.

A ação da ONG Avsi será a de acompanhamento das famílias, desde a desocupação da área, com relocação das famílias por meio de Aluguel Social ou transferência para casa de parentes, até o retorno dos moradores ao local após as obras. Todos os cadastrados assinarão documento de garantia de retorno para a Cidade de Plástico. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp