Política

Câmara de Salvador realizará audiência pública sobre Microcefalia

Publicado em 22/11/2015, às 21h16   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após o surto de microcefalia que acomete o Nordeste, com quase 400 casos nos últimos três meses, a Câmara Municipal de Salvador debaterá o tema. Uma audiência pública coordenada pelo vereador Leo Prates, presidente da Comissão Especial em Defesa das Pessoas com Deficiência, e pelo vereador Duda Sanches, presidente da Comissão de Saúde, acontecerá no dia 10 de dezembro, no Centro de Cultura da Casa legislativa. 
Microcefalia é uma malformação congênita, que faz com que o cérebro do bebê não se desenvolva de maneira adequada e nascem, então, com o perímetro cefálico menor que o normal, que é superior a 33cm. A doença tem como uma das sequelas mais comuns o retardo mental.
Mesmo com a suspeita que a elevação dos casos de microcefalia possa estar relacionada com doenças infectocontagiosas, como zika vírus, dengue e chinkagunha, ainda não foi possível esclarecer a causa do aumento da enfermidade no Nordeste.
“Luto pela melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência e, neste caso, acredito que a audiência pública terá papel fundamental nas discussões e estudos acerca da descoberta da causa da doença. Não podemos deixar que esse número aumente. É preciso ter um cuidado especial com as mães”, disse Leo Prates. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, esteve presente na  última sexta-feira onde recebeu uma pauta de reivindicações dos secretários do Nordeste. Na ocasião ele afirmou que  a tendência é o número de casos aumentar no país. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp