Política

Distante da realidade, avaliam oposicionistas sobre pesquisa de aprovação de Rui

Publicado em 17/10/2015, às 13h45   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

O índice de aprovação de quase 60% do governador Rui Costa (PT) não foi considerado relevante para deputados estaduais oposicionistas. De acordo com o Instituto Paraná Pesquisas, a administração do petista teve desaprovação de 33,6%, dos 1.325 eleitores ouvidos em 70 municípios. Para o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Sandro Régis (DEM), os dados apresentam apenas uma “expectativa do povo baiano e não de ações concretas”. Já para o neo-opositor, Alan Sanches (sem partido), grande parte dos eleitores ainda desconhecem o gestor estadual.

Para Régis, é pouco tempo para avaliar o governador. “A população ainda está aguardando. O Estado vem liderando no último quadrimestre como o que mais teve desemprego. Obras paradas em toda a Bahia. Acredito que é muito mais expectativa do que a força do trabalho do governo. Se fosse em condições normais, tenho certeza que não teria essa avaliação”, analisa. O líder oposicionista ainda destacou problemas na Saúde, Educação e Infraestrutura.

Já Sanches aposta no conceito de que a crise do governo federal afetará o comando estadual. “Há mais de trinta anos que o governo federal puxa o governo estadual. E nesse caso o federal está tão ruim que levará para baixo o estadual. Nesse primeiro ano, até aprovam o governo, mas tenho certeza que mais de 50% da população da Bahia se cruzar com ele, não o reconhece como governador. Ele é extremamente desconhecido”, considera.

Na defesa estão os petistas. O líder do governo na Alba, Zé Neto, foi cauteloso ao avaliar a pesquisa, porém, defendeu o governador das críticas opositoras. Para ele, o levantamento não pode nortear o governo, mas é um reconhecimento do trabalho. “Problemas nós temos, teremos e continuamos a ter. A diferença é que os enfrentamos com respostas. Respeitamos a opinião da oposição, mas o nosso projeto é de sequência de um projeto que Rui conhecia muito bem”, defende.

A deputada Fátima Nunes aproveitou para cutucar a oposição. “Ainda que muitos tentem insistentemente atingir o governador, criando espetáculos em cima de questões sérias, e mesmo sem informações precisas sobre os fatos, como no caso da JAC Motors, os resultados da pesquisa confirmam sua capacidade de gerenciamento, carisma, sensibilidade para identificar as urgências do Estado”.

Matéria relacionada:

Aprovação de Rui Costa chega a 59,5%, diz pesquisa

P
ublicada originalmente às 20h do dia 16 de outubro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp