Política

Ainda há um executivo da Odebrecht que falta ser preso, afirma delegado

Publicado em 19/06/2015, às 10h55   Caroline Gois (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


A 14ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Erga Omnes, que teve início na manhã desta sexta-feira (19), já cumpriu 11 dos 12 mandados de prisão, segundo informações da Polícia Federal, durante coletiva realizada hoje. O delegado Igor de Paula, responsável pela investigação, informou que o executivo César Ramos Costa, da Odebrecht, é o único que falta ser preso. "Ainda não podemos dizer que é foragido. Mas, a Interpol já foi acionada para evitar fuga do país", afirmou.
Ainda conforme o delegado, durante a operação foram apreendidas também obras de artes. Ainda hoje, todos os presos serão levados para a carceragem da PF, em Curitiba. Ainda conforme o delegado, eles serão trazidos em um avião da PF e devem chegar por volta das 18h.

Do total de mandados, oito são de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 38 de busca e apreensão e nove de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. A Lava Jato foi deflagrada em março de 2014 e investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro. A prisão temporária tem prazo de cinco dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo período. Já a prisão preventiva pode ocorrer por termpo indeterminado, enquanto durarem as investigações.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Jundiaí (1), São Paulo (17), Rio de Janeiro (16), Belo Horizonte (2) e Porto Alegre (2).

Já os de prisão ocorreram em São Paulo (4), Rio de Janeiro (3) e Minas Gerais (1). Os de prisão temporária serão cumpridos em São Paulo (2), Rio de Janeiro (2). Os de 
condução coercitiva foram realizados em São Paulo (5), Rio de Janeiro (3) e Porto Alegre (1).
Os executivos investigados
ODEBRECHT
Marcelo Odebrecht, presidente - PRESO
Alexandrino Alencar - PRESO
Cesar Ramos Rocha - Ainda não foi preso
Márcio Faria - PRESO
Rogério Araújo - PRESO
Andrade Gutierrez
Otávio Marques Azevedo, presidente - PRESO

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp