Política

PF pede abertura de inquérito contra irmãos Brazão por lavagem de dinheiro; saiba detalhes

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Domingos e Chiquinho Brazão são acusados pela morte da vereadora Marielle Franco  |   Bnews - Divulgação Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Publicado em 13/05/2024, às 06h29   Cadastrado por Marco Dias



A Polícia Federal (PF) vai pedir ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de um inquérito para investigar os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão por lavagem de dinheiro. A informação é do portal O Globo. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Os irmãos Brazão estão presos desde 24 de março, sob a acusação de terem mandado matar a vereadora Marielle Franco (PSOL), em 2018. 

Durante a apuração, a PF constatou que apenas uma das empresas de administração imobiliária de Domingos Brazão, a Superplan, é proprietária de, ao menos, 87 imóveis na zona oeste do Rio de Janeiro, registrados em cartório com avaliação de preço subestimada, em documentos com indícios de grilagem de terra. 

A PF também localizou evidências de que os irmãos são sócios diretos ou indiretos de, pelo menos, 25 postos de gasolina no estado do Rio, e a suspeita é de que a dupla utilizava transações imobiliárias e a receita desses estabelecimentos para lavar dinheiro. 

Uma das evidências apontadas pela Polícia Federal é um print que mostra Brazão fotografando uma escritura em nome da Superplan, empresa em que Domingos é sócio da mulher, Alice Kroff. 

A imagem fez com que os investigadores encontrassem escrituras de dois terrenos gigantescos que seriam valorizados com a lei que os Brazão conseguiram passar na Câmara de Vereadores, e contra a qual Marielle Franco trabalhou antes de ser assassinada. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp