Política

Pesquisa Datafolha aponta maior rejeição por apoio de Bolsonaro em São Paulo comparado a Lula; entenda

Reprodução/TV Globo
Pesquisa analisou cenário eleitoral em São Paulo com os apoios de Lula e Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 12/03/2024, às 19h39


FacebookTwitterWhatsApp

63% dos eleitores da cidade de São Paulo não votariam de forma alguma em um pré-candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Isso é o que aponta a pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (12), que também mostra uma rejeição menor, de 42%, em um nome vinculado ao presidente Lula (PT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Para as eleições municipais na capital paulista deste ano, Lula deve apoiar o nome do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que tem 30% das intenções de voto, segundo o próprio Datafolha. Do outro lado Bolsonaro apoiará o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), com 29% da preferência.

Cenário inverso

O instituto de pesquisa também analisou o cenário inverso, sobre o quanto que cada pré-candidatura pode beneficiar Lula e Bolsonaro. Com números favoráveis, 31% dizem que talvez votem no pré-candidato de Lula. Outros 24% cravam que "com certeza" escolheriam o preferido do petista.

Já em relação ao ex-presidente, 19% dos eleitores paulistas estão dispostos a considerar a indicação bolsonarista, enquanto 17% escolheriam sem dúvidas. Comparando os índices da pesquisa feita pelo Datafolha em agosto de 2023, a rejeição a um nome associado a Lula ficou numericamente maior (saindo de 37%, para 42%).

Por outro lado, o apoio total a uma candidatura que conte com o apoio de Bolsonaro oscilou positivamente (antes, 13% votariam no candidato dele, agora, 17%). De acordo com o instituto a pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de março. 1.090 mil pessoas da capital paulista com 16 ou mais foram ouvidas. Já a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp