Política

O que são os "pontos" que motivaram a briga entre Téo Senna e Cris Correia na Câmara de Salvador?

BNews
Téo Senna e Cris Correia bateram boca após a sessão de quarta-feira que instalou as comissões da Casa  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 09/02/2023, às 15h43 - Atualizado às 15h47   Eduardo Dias



A discussão acalorada entre os vereadores e colegas de partido, Téo Senna (PSDB) e Cris Correia (PSDB), na quarta-feira (9), após a sessão que instalou as comissões da Câmara Municipal de Salvador (CMS), teve de tudo um pouco, como dedo na cara, provocação, mas o que chamou mesmo a atenção foi a citação de “pontos”, que o BNews vai explicar do que se trata. 

Pontos nada mais é que uma espécie de orçamento definido entre os vereadores, fora do que já possuem de verba de gabinete para contratação de pessoas, para o custeio do mandato e contratação de novos assessores no Legislativo Municipal. 

A ferramenta também é atrelada aos presidentes e vices de comissões permanentes e líderes de bancadas partidárias. No entanto, somente as permanentes e algumas temporárias possuem esses pontos definidos. 

No caso da briga de Téo Senna e Cris Correia, há ainda a citação do vereador Daniel Alves (PSDB), outro parlamentar da sigla na Casa. Para entender o imbróglio entre eles, é preciso saber as funções de cada um neste ano.

Até o fim de 2022, a liderança da bancada do PSDB na CMS era comandada pela vereadora. Neste ano, a função passou a ser de Daniel. Já Téo, segue como presidente municipal do partido e, agora, primeiro vice-líder do governo na Câmara e vice-presidente da Comissão de Educação, Esporte e Lazer, que a colega de partido, Cris Correria vai presidir. Todos eles possuem esses pontos por conta de suas respectivas funções na Casa. 

Toda essa negociação envolvendo as funções de cada vereador demanda a distribuição dos tais pontos. O BNews apurou que cada ponto equivale a R$ 300, que são utilizados para os pagamentos dos assessores. Com a nova função de vice-presidente da comissão, Téo possui 25 pontos, cinco a menos que Cris.  

No vídeo, ela contesta Téo sobre a relação dos dois e os pontos de cada um. O BNews também apurou que a vereadora ficou insatisfeta pelo fato de Daniel ter sido indicado para a comissão de Orçamento e Finanças. 

"E os meus pontos? Quer dizer então que eu honro com você e você não honra comigo? Téo Senna, o que foi que a gente combinou na bancada? Meu amigo, o problema é que seus pontos você que tem que defender. Agora os acordos feitos precisam ser cumpridos", bradou Cris contra o vereador.

Em contato com o BNews, Téo Senna tentou jogar panos quentes na relação com a vereadora edeclarou que a situação entre os dois está resolvida e não passou de um mal-entendido

“Os pontos são a marcação que os representantes de cada comissão tem. Eu tenho 25 pontos e o líder tem 30 pontos. A única discussão que tivemos [Ele e Cris] foi sobre a liderança e elegemos Daniel líder do partido e eu fiquei como vice líder de governo. São escolha entre o partido. A gente gostaria de pedir até desculpas, tenho um carinho grande por ela. O que me deixa triste é que alguém gravou e repassou para imprensa sem contexto. Claro que foi uma ação errada que tivemos, eu e Cris estamos bem, já foi resolvido”, afirmou o vereador ao explicar o episódio com a colega de partido. 

O BNews também procurou a vereadora Cris Correia para comentar a discussão, mas ela não retornou as ligações e mensagens até a publicação da matéria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp