Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Os Trapalhões que se cuidem...

Publicado em 03/08/2017, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Os Trapalhões

Dedé, Mussum, Didi e Zacarias que se cuidem. Quatro figurões da política baiana estão sendo chamados de “Os Trapalhões” por conta de decisões erradas adotadas nos últimos dias. Na Assembleia Legislativa, por exemplo, os nomes deles estão correndo a torto e a direito, de boca em boca, principalmente entre os deputados governistas. Vai ser ruim desfazer a piada...

As surpresas baianas

A Bahia tem 39 votos na Câmara. Foram 21 votos favoráveis ao prosseguimento das investigações no Supremo e 17 contrários. Algumas surpresas foram constatadas: Carletto sumiu, não votou e nem deu satisfação. Irmão Lázaro e Uldurico Júnior, ambos aliados de Neto, votaram pela continuidade da ação. São estas as surpresas.

Caiu mal

A tática definida na antevéspera pela coordenação política de Rui Costa pegou mal. Muito mal. Mas isso porque as pessoas esperam dos políticos algo diferente daquilo que eles podem entregar: querem se manter como atores influentes e o que foi avalizado, os retornos de Josias Gomes (PT) e Fernando Torres (PSD), tinha este objetivo. Todo mundo sabe que Temer é menos pior que Rodrigo Maia (DEM) para quem governa o estado. O resto é apenas ingenuidade.

Caiu mal 2

Não deu certo porque, para a população, estes movimentos são vistos como traição. Não são. Mas como a divulgação antes do voto foi feita, as circunstâncias mudaram.

Caetano papagaio: “vamos ganhar” e não ganhou

E o papagaio de pirata da vez na votação do processo contra o presidente Michel Temer (PMDB) foi o baiano e ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT). Saía a todo momento em rede nacional, seja dando força aos colegas que votavam contra Temer e sempre gritando um sonoro “vamos ganhar”, ou com negativas com a cabeça quando um parlamentar votava “sim” para defender Temer. O petista votou contra o presidente.

Baqueada

Apesar de externarem que não ficaram magoados por serem substituídos de última hora, a Coluna apurou que os suplentes de deputados Robinson Almeida (PT) e Davidson Magalhães (PCdoB), no fim das contas, não ficaram nada satisfeitos em não poderem votar contra o presidente Michel Temer (PMDB) na votação desta quarta (2). O maior revés foi de Almeida, um dos mais aguerridos deputados contra o peemedebista, com uma campanha ferrenha, até como papagaio de pirata em link da Globo News. Não largou o osso e ficou a votação inteira no Plenário.

Time de Otto

Ao time de Otto Alencar, não restou outra alternativa que não a de votar contra Temer. Depois que a narrativa de toma lá dá cá pegou, não havia como recuar. Ficou parecendo, e poderia haver esta interpretação, que se Temer liberasse o empréstimo de mais de R$ 600 milhões, o PSD da Bahia votaria com ele. Isso seria a mesma prática tão criticada pelos aliados de Rui. Algo como as emendas liberadas.

De planilha ele entende...

O planilheiro geral da República, Antonio Imbassahy (PSDB), negou peremptoriamente que estava fiscalizando os deputados ou assediando-os através das emendas, mas o papel estava lá entre o dedo indicador que ficou inquieto durante toda a sessão. Na avaliação dos próprios pares, foi sim isso que aconteceu.

Maus bocados

De um deputado da base de Temer e de Neto: “Imbassahy não é muito quisto por aqui”.

Sem processo, mas sem reforma

Passado, ou melhor, enterrado o processo, agora é juntar os cacos para quem é oposição e os governistas farão análise de cenário para ver o que empurram com a maioria mantida. Fato é que clima para reforma da Previdência não há.

Em questão

Um deputado, cujo partido fechou questão, deixou claro que estava votando contra Temer de forma contrariada. Antes mesmo do início, ele já havia cravado: vamos perder e eu vou ficar sem diálogo com o governo.

Na ciência de Rui

Jonga Bacelar, em seu voto, falou que Rui estava ciente. Estava mesmo. Jonga disse ainda que deixou claro que se houvesse eleição indireta, o voto dele seria para Rodrigo Maia (DEM). “Meu amigo. Não votei contra Dilma e não votei contra Temer e votaria em Rodrigo Maia. Disse tudo isso ao governador”.

Pendure a melancia de Coronel no pescoço

Diz o ditado: “Quer chamar atenção? Pendure uma melancia no pescoço”. Na Assembleia Legislativa da Bahia é diferente: “Quer chamar atenção? Faça o desenho de Coronel em uma melancia”. Os servidores e deputados que freqüentaram o restaurante a la carte da Alba nesta semana se depararam com essa cena inusitada nunca vista antes ali. O presidente esculpido numa melancia... Foi lobby?

Comitê Thomé de Souza

Que ACM Neto (DEM) está em pré-campanha isso é inegável, mas fotos que chegaram à redação do BNews mostram que o gabinete do democrata no Palácio Thomé de Souza virou um comitê eleitoral antecipado. É um entra e sai de prefeitos e políticos da banda B que não é brinquedo. Sem contar as fotos que mostram a utilização do seu pomposo gabinete para reuniões políticas.

Olha coração, Téo!

Pense no vereador virado no cão na terça-feira, estava o Teo Sena (PHS). Quando o edil ia usar a palavra no Plenário, pediram verificação de quórum e a sessão foi derrubada. Ficou sem falar. Saiu soltando cobras e lagartos contra os líderes, pois, segundo ele, havia acordo para a sessão continuar. Cuidado, vereador, olha o coração...

Mira em 2019

Há quem diga que cálculos já estão sendo feitos para sucessão da presidência da Câmara de Vereadores de Salvador, visto que Prates já é tido internamente como deputado e ainda mais que não poderá tentar reeleição em 2019, caso permaneça na Casa... Tem gente depositando confiança já na interferência futura do eventual futuro prefeito Bruno Reis (PMDB).

Direto do Netflix

O vereador Silvio Humberto (PSB) está bem antenado com a modernidade. Em seu pronunciamento na reabertura dos trabalhos do segundo semestre da Câmara de Salvador, usou uma série do Netflix como referência para criticar o sistema de educação soteropolitano e mostrar como está arcaico. “Enquanto no Black Mirror já está anos luz a nossa frente debatendo algoritmos, num debate bem futurista sobre inteligência artificial e tal, aqui a gente tá no século passado debatendo e mendigando ainda por fardamento para as crianças”, disse. Tá ligado...

Tem mais

E você pensa que a novela sobre as desafetações dos terrenos da prefeitura acabou? Espere a cena dos próximos capítulos!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp