Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Meninos Maluquinhos com juízo fervendo

Publicado em 27/07/2017, às 05h30   Equipe de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Meninos Maluquinhos

Na tentativa de entenderem a realidade desde novembro de 2015, os ‘meninos maluquinhos’ presos em uma operação da Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público por sonegação fiscal e fraudes em contratos com prefeitos e governo, estão colocando a panela na cabeça novamente. Isso porque, segundo fontes do BNews, a Justiça retomou os processos e em ritmo acelerado. A velocidade é tamanha que se compara à desempenhada pelos Porsches e Ferraris com os quais eles costumavam desfilar pela Faria Lima e outras avenidas luxuosas de São Paulo, Rio e Bahia.

No armengue

Diversos sites do governo ficaram fora do ar na última terça-feira (25). O problema foi provocado dentro da Prodeb, onde estão os servidores da gestão estadual. O mistério cerca a queda. Não foi ataque hacker, isso se tem certeza. Outra descoberta é que o pessoal da Prodeb não tem entre os seus “clientes” o governo e, portanto, faz favor ao Palácio de Ondina, de modo que quando acontece um problema não há gente capacitada para resolver em tempo hábil. A situação é estranha para não dizer “armengada”. Opa, tá dito.

Versões de um mesmo PR

E o PR continua naquele lugar conhecido como em cima do muro. O presidente estadual, deputado federal José Carlos Araújo, mandou nota ao BNews dizendo que o papo é reto e firme. Mas Bacelar, o Jonga, faz outro jogo. Tenta sim levar Carletto para o partido para conseguir dar maior musculatura. Isso é transparente.

Flerte não correspondido

A disputa interna dos Republicanos não é novidade. Novidade mesmo é Carletto, que flertou com o PSD para conseguir uma vaguinha na majoritária de 2018 e não viu ninguém piscar do lado de lá. Agora, em família, volta pro jogo. Fato é que se for para o PR, a única certeza é que leva junto Roberto Britto e Robinho, ambos do PP, o restante está mais preocupado com as respectivas campanhas.

Ranger de dentes contra Coronel

Na próxima semana, a AL-BA inaugura o novo plenário e a nova entrada. A expectativa para o segundo semestre é grande. Coronel (PSD) deixou muita gente boquiaberta com a sua gestão e, se conseguir devolver dinheiro no final do ano, vai deixar pelo menos um rangendo os dentes. É melhor procurar tratamento para bruxismo.

Nomes selados

O governador Rui Costa anunciou que vai fazer uma reforma cirúrgica no secretariado. Bastou isso para pulular especulações sobre quem entra e quem sai. Bom, na última semana, estão mantidas as saídas de Geraldo Reis, do Meio Ambiente, e Jorge Portugal, da Cultura.

...eis os motivos

Sobre os dois, os problemas são: a Reencantar – corrente de Geraldo Reis, Moema Gramacho, Waldenor Pereira e do próprio Rui – tem que indicar um substituto ou ter outro espaço para preencher na gestão. O segundo é mais complexo. Em tese, a secretaria ficaria com um indicado de Rosemberg Pinto, mas Pelegrino, que já tem uma fatia lá dentro, quer a cabeça e não abre mão.

Digitais na Cultura

Interessante é que Pelegrino não absorveu ainda a saída do primeiro escalão. Foi escalado para o Turismo quando mirava a Justiça. Saiu da pasta e voltou a Brasília. Quer agora colocar a digital lá.

PDT à procura de sossego

E quem acredita que a relação interna do PDT está harmônica após a saída de Marcelo Nilo se engana. Por lá, as reuniões continuam quentes e ouvidos coçando. Acredite, tem relação com o tabuleiro administrativo.

De cabeça quente

A ala do PP dos Negromonte não está nada bem. A última denúncia do contrato da Bahiapesca é apenas a ponta do iceberg, de acordo com informações chegadas ao BNews.

Pregando normalidade

Já o Leão tem andado tranquilo. Depois de exagerar no remédio para pressão e passar mal, o vice-governador quer saber apenas de pontes e obras. Diz que não tem nenhuma relação com os problemas da Bahiapesca. Desta vez, ao menos, evitou o “cagando e andando”. Restringiu-se a dizer que não tem nada a esconder.

ACM Neto precisa de primeira-dama?

Uma importante figura do alto escalão da prefeitura de Salvador se saiu com uma declaração um tanto embaraçosa. Ao tentar elogiar o chefe, disse que antigamente a assistência social era feita pelas primeiras-damas, mas que o prefeito ACM Neto é tão competente que nem primeira-dama tem. A declaração em uma entrevista foi dada no mesmo dia em que o gestor estava tendo uma foto veiculada na imprensa com a nova namorada. .

As chuteiras Coronel 1

Em participação na Itapoan FM nesta semana, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Angelo Coronel (PSD), afirmou que ia “pendurar as chuteiras” da vida política e foi repreendido pelo senador Otto Alencar (PSD), seu líder. Justificou a medida como a incentivadora da sua postulação a uma das vagas na majoritária de Rui Costa (PT).

As chuteiras de Coronel 2

Sobre o caso, indagado na Itapoan FM, Otto repondeu: “Eu disse: Coronel, quando você vai para o terceiro maior cargo do Estado, você pendura a chuteira? Você tem que fazer igual a Jânio Quadros que pegou e pendurou uma chuteira horrorosa na parede e de última hora foi candidato a prefeito de São Paulo e ganhou de Fernando Henrique Cardoso”.

Sem preguiça

O vice-prefeito que sonha com o dia de assumir a poltrona ao centro da mesa não pode ser acusado de preguiçoso. Trabalhador, Bruno Reis tem sido ponta de lança de Neto na articulação politica. A última peripécia foi com a União dos Vereadores da Brasil - Bahia. Soube que Eures Ribeiro tenta levar os edis para dentro da estrutura da UPB e não perdeu tempo. Conversou com a presidente da entidade, Edylene Ferreira (PR) de Serrinha, e até sala na liderança da oposição da Alba foi oferecida para abrigar provisoriamente as reuniões enquanto uma sede própria não é desenrolada. Tudo para não deixar prefeitos e vereadores centralizados numa casa só. Se vai colar é outro papo, mas a cantada foi dada.

Pinta de prefeito

O novo presidente estadual do PMDB, deputado Pedro Tavares, publicou uma foto no seu perfil no Instagram que mostra o vice-prefeito Bruno Reis já com pinta de prefeito. Na sala de reuniões do Palácio Thomé de Souza, o aliado do prefeito ACM Neto (DEM), estava ao centro, na mesma cadeira do alcaide ladeado, além de Tavares, de Luciano Simões e Adolfo Viana.

A base de migalhas

A reunião entre o deputado Alan Sanches e o vereador Duda Sanches, do DEM, com o prefeito ACM Neto provocou uma enxurrada de críticas e ciúmes entre deputados. O BNews recebeu informações de que o deputado Soldado Prisco (PPS) foi um dos que começaram a incitar os deputados ao dizer que não consegue audiência com o prefeito e citou uma fala de Hildécio de “vamos aguardar se sobra migalhas”. O deputado Sildevan Nóbrega foi mais enfático: “Nem as migalhas eu recebo”.

E mais migalhas

Muitos políticos do PV estão irados com o prefeito, principalmente pelas tratativas que só visam beneficiar os mais próximos. Não foi à toa a especulação de que os irmãos Marcell e Marcelle Moraes estarão no rol dos desgostosos e poderiam, quem sabe, aderir à base de Rui pela “falta de atenção”. Até mudança de partido chegou-se cogitar, mas Marcell, ao BNews, negou.  

A mosca azul de Tinoco

Preocupado mais com sua imagem do que com o turismo de Salvador, por exemplo, o secretário do prefeito ACM Neto (DEM), Claudio Tinoco (DEM), tem recebido queixas deste tipo de aliados. Dizem que engoliu a mosca azul. Outra informação: abandonou seus líderes comunitários e já tem vereador se apossando disso. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp