Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Quando Neto vai à Brasília acompanhar DR de Temer com Maia

Publicado em 20/07/2017, às 06h01   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Plays dos cartões

Vai estourar uma mega operação chamada de “vôo de todos os santos” focada em playboys de classe média de Salvador e que estão envolvidos em esquema de clonagem de cartões de crédito. O bonde estaria capitalizando isso em passagens aéreas. Eles fazem negócios para diversas pessoas, inclusive artistas e políticos. O bicho vai pegar. Vai ter neném chorando e mãe nem vai ver... Repare!

Discutindo Relação

O prefeito ACM Neto (DEM) “bateu ponto” no jantar com o presidente Michel Temer (PMDB) na noite desta quarta (19). Rodrigo Maia e Mendonça Filho foram convidados para ‘discutir a relação’. A ‘DR’ da semana diz respeito a ofensiva do presidente a dissidentes do PSB que estavam de malas prontas para as fileiras do Democratas.

Descobrindo um santo

O problema é que o assédio do presidente reflete a insegurança do peemedebista diante da possibilidade de Maia ganhar musculatura antes da votação que pode autorizar o prosseguimento da investigação contra o presidente no STF. Com a autorização, Temer é afastado do cargo temporariamente.

Para cobrir outro

Acontece que Maia não tem dado motivos públicos para Temer temer a traição. Sabe-se, no entanto, que no momento oportuno o jogo pode virar e o Democratas chegará à presidência da República com um deputado federal que foi eleito com 53.164 votos no estado do Rio de Janeiro.

Neto lá

O prefeito ACM Neto não trata publicamente do papel que exerce nesta peleja. Para ele, no entanto, Maia na Presidência seria um cenário eleitoral extremamente favorável. Por outro lado, a conjuntura tem se mostrado um jogo de ganha-ganha para o prefeito de Salvador. Com Temer nas cordas, as pedidas de Neto têm sido acatadas sem maiores dificuldades. Temer, disposto a se manter no poder, abriu os cofres e a zona de influência de Neto está enorme. Portanto, a continuidade de Temer não é mal negócio.

Afago e pedrada

A mão afagada é a mesma que apedreja, como diria Augusto dos Anjos. Esse é o comentário que circula na Câmara sobre o sentimento do presidente Léo Prates (DEM), que tanto mimou seus colegas da oposição. Só a vereadora Aladilce Souza integra a CCJ, coordena a Câmara Itinerante, preside a Comissão de Direitos da Mulher - Léo, inclusive, sempre ressalta seu passado comunista. Mas não adiantou. Na sessão das desafetações, foi a primeira ir pra cima do presidente e chamá-lo de golpista em uma discussão acalorada, inclusive tem vídeo que mostra isso.

Haja ciúme

A própria base tem ficado extremamente enciumada com o espaço que Prates concedeu a oposição na Casa: Escola do Legislativo com Marta Rodrigues (PT), Câmara Itinerante com Aladilce, selo Castro Alves com Silvio Humberto (PSB) e ouvidoria com Suíca (PT). Sem contar que os próprios “aliados” dele acreditam que ele cede espaço demais nas sessões em favor dos opositores. Coitado de Prates... Está na linha tênue de receber pedrada dos dois lados.

Pode ficar...

Quem diria! A política é uma esfera interessante. Enquanto os senadores e deputados federais bradam para que Temer seja deposto, caciques do PT atuam discretamente pela permanência do peemedebista. Por aqui na Bahia, o assunto já foi discutido pelo timoneiro dos petistas com parlamentares e dirigentes dos partidos da base.

Melhor assim

Entre as razões para os petistas, alguns, articularem a permanência de Temer estão: o PT fica com o discurso e recupera um pouco do prestígio moral diante de um presidente melado. Já na Bahia, freiam um avanço de Neto que tende a crescer com Maia na presidência. O palanque do prefeito em 2018 ficaria repleto de autoridades e de quebra o discurso do alinhamento federal utilizado pelos petistas nas últimas eleições vestiria o adversário.

Josias resiste

Na próxima reforma de secretariado (nada muda nas estruturas administrativas) Josias Gomes deve ficar onde está. Após tanta pancada, Josias – que não faz nada sem a autorização expressa de Rui Costa – conseguiu se sustentar até o momento de se desincompatibilizar. Rui Costa de fato não se deixa levar.

O planilheiro

Ricardo Berzoini (PT), Jaques Wagner (PT) e Geddel Vieira Lima (PMDB) foram ministros-secretários de Governo nas gestões de Dilma e Temer. Os três, guardadas todas as imensas diferenças, se fizeram importantes e protagonizavam as articulações políticas. Imbassahy (PSDB) assumiu a secretaria e em Brasília há quem diga que a “pasta” perdeu, desde então, o status de ministério. Apequenou o espaço no quarto andar do Palácio do Planalto.

Sai menor

Na avaliação de deputados federais baianos, o tucano sai menor do que entrou do cargo que ocupa. Imbassahy, além de não falar com a imprensa baiana, não apita nas reuniões da cúpula do partido que tende a deixar a base de Temer. Por ele, logicamente, os tucanos ficam ali na maciota anotando tudo.

Reflete Nilo

No governo baiano, já não sobram muitos prepostos para tentar aconselhar o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PSL), a baixar o tom. Parece que o deputado não aprende. Engrossou o pescoço durante o processo eleitoral e perdeu. Agora, busca novamente esticar a corda sem refletir que a corda sempre quebra para o lado mais fraco. Quando se está isolado, o seu lado é sempre o mais fraco.

PR

O PR de José Carlos Araújo, José Rocha e Jonga Bacelar quer “tomar” a Bahiatursa de Diogo Medrado. É preciso dizer duas coisas que circulam na articulação política do Palácio de Ondina sobre o assunto: os espaços dos Medrados, pai e filho, são da cota do governador. A outra é que o PR é o partido que enamora Neto sem discrição. Como diz um ator político próximo a Rui: “Os grupos políticos precisam entender que com Rui esse papo de flertar com adversário para ganhar a atenção do governo não joga a favor”.

Base de Neto

Ninguém mais guarda segredo do ciúme direcionado a João Roma. O chefe de gabinete de Neto será candidato a deputado federal pelo PRB. A quantidade de lideranças e carga dadas por Neto ao aliado tem provocado revolta na base e freado o interesse de quem está fora do arco de aliança, ou seja, dos partidos e atores políticos que alinhados a Rui Costa pensam em migrar para o campo político do prefeito.

Ímpeto

Nos bastidores, começam a chamar João de Nero. Aquele que botou fogo em Roma. Dizem que vai implodir muitos acordos. E tem deputado do DEM que soltou fogos quando Neto deixou de disputar o Parlamento, pois herdou os votos, que agora faz conta para ver se vai dar para se reeleger.

PSB

Rodrigo Hita bateu o pé firme ao negar que mudou ou mudará de partido. Contudo, ao BNews, uma fonte de alto coturno afirma que até a ficha de filiação ao PSD já foi assinada. A “suposta” ida de Hita ao PSD corrobora com uma articulação, ainda embrionária e com grandes chances de não dar certo, que seria a migração da senadora Lídice da Mata para o partido liderado na Bahia por Otto Alencar.

Reforma

Ainda sobre a reforma, o PSB tem um nome cotado para assumir a Secult. João Jorge é um dos que podem substituir Jorge Portugal na pasta desidratada financeiramente. Por outro lado, o time do deputado Rosemberg Pinto (PT), majoritário na pasta, deve ser redirecionado, possivelmente, para a Secretaria de Meio Ambiente. Geraldo Reis, competente em muitas áreas e amigo pessoal de Rui Costa, não se adaptou bem à função.

Colhendo vendaval

O vereador Felipe Lucas (PMDB) dará discurso de mão cheia para opositores o atacarem com título de cidadão soteropolitano que será entregue a João Dória (PSDB), prefeito de São Paulo. O tucano tem tido ações bem questionáveis ao longo da sua gestão, a exemplo dessa semana, quando, segundo o noticiário paulista, teria ordenado jogar jatos de água fria em moradores de rua que passavam a madrugada sob o frio... Vai dar o que falar. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp