Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: a praga do busu e a tensão no 2 de Julho

Publicado em 06/07/2017, às 00h10   Equipe de Política


FacebookTwitterWhatsApp

A praga do busu

Quem for vivo verá: é forte o comentário que se alastrará pelo Nordeste, mais precisamente por algumas capitais de estados, fortes investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal sobre licitações em torno dos transportes coletivos, principalmente, os ônibus. O caso que começou no Rio de Janeiro se alastrou por várias partes do Brasil. Lixo e transporte público estão na mira dos investigadores. Salvador tem licitação de lixo na boca...

Tensão pré 2 de Julho

O clima pré 2 de Julho foi tenso. Muitos políticos e assessores estavam de cabelo em pé com medo das manifestações populares. Tinha político precavido que resolveu não sair no bloco dos próprios pares e foram no cordão dos movimentos sociais para se camuflarem. Alguns estavam até com guarda chuvas com medo de respingos, não de chuva, mas de ovos.

Dodói do pé

O prefeito ACM Neto, de dedo do pé quebrado, fez todo o percurso no 2 de julho. Há uma teoria da conspiração em torno da lesão do prefeito que colou como uma espécie de migué.

Ironias do destino

Ainda no 2 de Julho, o prefeito ACM Neto foi questionado se temia a associação que a ala de esquerda e movimentos sociais estavam fazendo entre ele e o presidente Temer. Ele, risonho, respondeu enfaticamente: "em 2016 tentaram fazer o mesmo e eu fui eleito com 74% dos votos". Um dia depois, seu aliado Geddel Vieira Lima foi levado pela Polícia Federal.

Distância para preservar a unidade

O ex-governador Jaques Wagner gabava-se durante o cortejo de 2 Julho: já andei duas horas e estou aqui firme e forte. De fato, Rui Costa, correria, e o Galego estavam afiados no corre corre. Vale ressaltar que Wagner não andou ao lado de Rui, ao menos, na maior parte do roteiro. Esta tática é vista também nas visitas ao interior. O ex-governador, contam assessores, precisa ser convocado para tirar a formal foto. Tudo isso para evitar constrangimento ou interpretações dúbias. 

Ponto final

Questionado sobre a possibilidade de tomar o lugar de Rui na cabeça da chapa majoritária no ano que vem, Wagner é enfático. "Isso não existe. Eu já disse para as pessoas que vêm falar comigo: essa conversa não tem nem começo. Sou pela naturalidade da política, meu candidato é Rui e ponto final".

Moema explica

A prefeita Moema Gramacho afirma que pegou a cidade de Lauro de Freitas devastada e que somente agora está conseguindo colocar as coisas no eixo. Ela promete que a partir de julho as obras e serviços vão "deslanchar". É aguardar para ver. 

Sonhando alto

Abra o olho, prefeito: tá cuidando demais das tratativas de Brasília que tá jogando de lado as articulações no Palácio Thomé de Souza, no Plenário Cosme de Farias e no Palácio Luis Eduardo Magalhães. Eu não digo nada...

Problema do vice

O vice-prefeito Bruno Reis (PMDB) tem recebido uma enxurrada de críticas. Antes endeusado por seu potencial de articulação política, agora está com nome na boca do sapo. Das duas uma: ou tá sem tinta na caneta para colocar em prática aquilo que tem maquinado ou já está com o rei na barriga com a iminente posse para prefeito que pode acontecer em 2018.

Visita inesperada

Um deputado federal baiano pode receber visita da Polícia Federal em breve. Ele foi um dos alvos de inquéritos autorizados pelo ministro Edson Fachin em abril após as delações da Odebrecht. Ao final de junho, Fachin acatou um pedido de providências do Ministério Público Federal e determinou que a PF entre em campo. É esperar.

Prédios cairão

Tem gente com medo do que Geddel pode falar. O cacique político do PMDB baiano foi preso nesta semana e causou alvoroço - e não foi pouco - em diversos setores eleitorais e econômicos. Há uma tese de que o “gordinho” não vai cair sozinho. Arriscam a dizer que muitos prédios poderão cair...

Estandarte do PMDB

Será que depois dessa celeuma toda não tá na hora do estandarte do PMDB baiano mudar de mão? Os feudos dos Vieira Lima não estão nada bem e a prisão de Geddel tem reforçado a tese de que a sigla, arrumada para ajeitar os caprichos dos gordinhos, tem que se aprumar e mudar seus rumos para poder sobreviver ao massacre da opinião pública.

Quem tem medo de Dalva Selle?

Após ser condenada pelo Tribunal de Contas do Estado, eis que a pivô de polêmicas na eleição de 2014 envolvendo o Instituto Brasil e membros petistas, Dalva Selle, voltou aos holofotes. Dizem nos bastidores que deve chegar nova investigação pesada que pode atingir em cheio prefeitos do recôncavo baiano e deputados. É mais um caso a esperar para ver...

Foi sem querer?

As redes sociais são uma nova ferramenta de comunicação, mas a canalhice é tão antiga quanto o mundo. Na onda de expor a intimidade alheia, um vereador de Salvador foi ao motel com uma moça, que não é a sua esposa, e tirou foto do ato sexual. Não contente em fotografar a relação, mandou a foto para o grupo de vereadores no aplicativo WhatsApp. Percebendo a reação dos colegas, o incauto tratou de se desculpar. Disse que mandou a imagem sem querer. Apesar da canalhice, dizem que o vereador, antes vermelho, ficou verde de vergonha.

Tirando de tempo

Na sessão desta quarta-feira (5) a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) trocou as bolas durante seu discurso quando falava da LDO. Chamou o presidente da Comissão de Constituição de Justiça, Paulo Magalhães Júnior (PV), de Paulo Câmara (PSDB). Justificou que se confundiu porque os dois são muito amigos. E é? Não sabia.

A dúvida

Uma dúvida que paira os cabeças pensantes da política baiana: o que está por trás das discussões no noticiário político entre o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PSL), e o vice-governador João Leão (PP)? Será que é só por causa de paternidade de ponte? Sei não.

O Dom Pedro do Governo Rui

Quem acompanha a novela Mundo Novo, da Globo, está por dentro das escapulidas de Dom Pedro, personagem do ator Caio Castro. O Governo Rui também tem um "príncipe" semelhante ao do folhetim. Nos corredores de uma secretaria, comenta-se que ele largou a noiva, com quem tinha um relacionamento de 10 anos, por causa de uma cerimonialista. A moça chama atenção por sua ousadia, principalmente nas roupas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp