Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Farinha pouca, meu pirão primeiro

Publicado em 28/06/2017, às 23h59   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Farinha pouca, meu pirão primeiro

A prefeitura de Salvador tem desembolsado uma bagatela de mais de R$ 40 milhões/ano para um empresa pernambucana chamada Casa da Farinha, responsável pela distribuição de merenda na secretaria da Educação soteropolitana. Já se sabe que a empresa é totalmente enrolada pelas bandas de Pernambuco e o trabalho é todo na pegada da “farinha pouca, meu pirão primeiro”. Quem é do interior, sabe muito bem o que significa essa frase. Debaixo desse angu, ops, quer dizer, farinha, tem alguma coisa...

Sopa de Letrinhas

Não é de hoje que existe uma sopa de letrinhas que paira sobre licitações e empreendimentos ligados à Saúde de Salvador e do Estado. ABC, IGH, IFF, IBM, IBAS, INTS... é sigla para não acabar mais. São siglas de alguns jovens conhecidos “empresários” da alta sociedade baiana que, entre uma licitação e outra, esbanjam seus carros de luxo. Inclusive, se reúnem freqüentemente em restaurantes chiques de Salvador para discutir estratégias “operacionais” para administrarem UPAs e Hospitais Públicos. O MP já está devidamente informado.

Sobrevoando 1

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel (PSD), está, literalmente, sobrevoando a cadeira de governador. Depois que se tornou o comandante do Legislativo, não perde a oportunidade de utilizar um helicóptero. Neste São João, visitou diversas cidades em clima de campanha antecipada. Conseguiu curtir os festejos, pois tinha à disposição o equipamento.

Sobrevoando 2

Por falar nele, que é muito próximo também a Wagner, que adorava um helicóptero, Coronel está em campanha pesada propagando seu slogan, dizendo que “gosta de gente”. Já está todo trabalhado no marketing.

Em campanha

Quem curtiu, e muito, a festa junina foi a presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Maria Quiteria. Também em clima de campanha - já que quer ser candidata à deputada estadual no ano que vem, visitou alguns municípios. Comeu e bebeu bastante licor.

Em campanha 2

Mas nem só Quitéria e Coronel fizeram suas viagens interioranas de olho nos votinhos: Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM) não perderam tempo. Se picaram interior adentro, nas principais cidades, cujo São João é forte. Afagando lideranças e dando tchau para o povo.

Entre tapas e beijos

Por falar nisso, a disputa foi pesada em Santo Antônio de Jesus entre o governador e o prefeito de Salvador no mesmo camarote! Entre tapas e beijos, cada um do seu lado medindo a popularidade.

O sonho de Bruno, segundo Roma

No processo eleitoral de 2018, o prefeito ACM Neto diz, em tom de brincadeira, que não vai consultar duas pessoas sobre sua candidatura ao Palácio de Ondina: Bruno Reis e João Roma. Reis, por ser o vice e, em caso de êxito do democrata, assumiria o Palácio Thomé de Souza, e Roma, que pavimenta sua candidatura a deputado federal com apoio do chefe. Em entrevista à Metrópole, Roma cravou o que até as pedras do Centro Histórico já sabem: "o sonho de Bruno é ser prefeito de Salvador".

Sem desculpas!

A PEC de Coronel que permite o pagamento de emendas a municípios endividados é uma estratégia para garantir o pagamento das emendas impositivas garantido por Rui, até o “final de julho”. A lógica é simples. Na hora de pagar, o governador pode muito bem usar a lei como desculpa pra postergar o pagamento, já que quase 80% das cidades estão inadimplentes. Coronel, que não é besta nem nada, já colocou a PEC em tramitação, que só deve ocorrer em agosto, mas já serve para pressionar Rui, e ele não ter mais desculpa.

Recesso sim

O líder do governo até que tentou deixar claro que a votação da semana passada de 90 projetos não significava uma antecipação do recesso parlamentar, questionou até os títulos das matérias na imprensa. Em tese, sim. O recesso oficial só começa dia 3 de julho. Mas na prática, essa última semana de trabalho pré-recesso foi difícil ver uma comissão com quórum. Plenário então... nem se fala. Até o estacionamento da Alba sobra vagas!  De fato, antecipou!

A barbeiragem

O que foi notícia nos últimos foi, como bem apelidou a jornalista Cintia Kelly no programa Se Liga Bocão da Itapoan FM, a “barbeiragem” da Secretaria da Fazenda de Salvador sobre o projeto de lei das desafetações para vendas de terrenos do Executivo. O vereador Trindade (PSL) foi na mosca ao mostrar um erro estarrecedor no projeto em que um terreno da prefeitura, pelo apresentado na matéria, invadia um terreno do Estado, onde hoje é situado o Colégio Central. Se achou esse erro, quantos não devem ter mais ainda nos 32 imóveis? E querem votar na semana que vem... 

Pequenas causas, grandes negócios

Depois que pipocou em Brasília as denúncias e delações da JBS, encabeçada por Joesley Batista, eis que as delações de Odebrecht se transformaram em café pequeno, tanto que o apelido das negociações em torno da construtora são chamadas de “pequenas causas”, contudo, com “grandes negócios”.

Nem amigo e nem inimigo?

O vereador Maurício Trindade (DEM) disparou nota pra imprensa reafirmando que não vai pra oposição do prefeito ACM Neto (DEM). Contudo, apresentou um projeto de lei que vista garantir a publicidade oficial das agendas do prefeito e vice, tal qual como é feito no caso do presidente da República. E mais: apresentou duas indicações na Câmara que pedem para que duas secretárias da gestão de Neto mudem suas sedes para o centro histórico, uma delas a secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Desvalorização

Ficou feio para o governo do Estado não mandar nenhum representante para a mudança da sede do governo para Cachoeira em 25 de junho, uma das ações que antecedem as comemorações do 2 de julho. No mínimo, todo mundo tava na ressaca no São João. Como é que se muda a sede de um governo, como manda a lei, sem um representante oficial do governo? Sem contar que Rui Costa nunca apareceu nem pra dar um tchau e ir embora. Lídice da Mata, que estava nas comemorações da cidade, pegou ar. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp