Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o João solitário e a Dilma de calça

Publicado em 22/06/2017, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O João Solitário

Como diria Alceu Valença: "a solidão é fera, a solidão devora, é amiga das horas e prima-irmã do tempo..." Quem foi flagrado vagando por um shopping foi o ex-prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro. Se fosse em outros tempos, estaria rodeado de perus, muitos agora piruando o Palácio Thomé de Souza. Ele, que nem pra vereador de Salvador venceu, deve tentar retornar à seara política de alguma forma...

Pegou ar

O secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fábio Mota, pegou ar com o Vovó Mundico no Twitter. O perfil fake do ex-presidente do Vitória fez críticas ao caos que estava na cidade nesta última quarta-feira (21) e fez questão de marcar Mota e o prefeito ACM Neto na publicação. O ex-pupilo de Geddel e agora pupilo de Neto largou uma resposta. Confira:

Medalha para Aline

E o líder da oposição, vereador Zé Trindade (PSL), perdeu a oportunidade de aumentar ainda mais a proximidade com o primeiro casal do Estado através da primeira dama Aline Peixoto. Toinho Carolino (PTN) foi mais rápido conseguiu a aprovação da Medalha Maria Quitéria à esposa de Rui Costa. A honraria, que recebe o nome de uma das heroínas da independência, é concedida a mulheres com relevantes serviços prestados no âmbito da capital soteropolitana. Como Trindade foi o autor do título de cidadã soteropolitana de Aline, ficou faltando a medalha. Carolino colheu os louros.

Sotero baiano

E quem está mais soteropolitano do que nunca agora é o presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel (PSD). Só falta, agora, receber das mãos do vereador Duda Sanches (DEM) a honraria. Do jeito que a coisa anda, bem capaz de Coronel se ousar a ser candidato a prefeito de Salvador ainda. Aí você pensa: ah, mas ele não tem chance. Foi assim que ele começou a campanha dele para presidente da AL-BA e deu no que deu. 

Vereador nu

Conforme informação chegadas a esta coluna, tem um vereador de Salvador, cujos burburinhos no Plenário Cosme de Farias dão conta que é fã da praia de nudismo da Bahia: Massarandupió. Comenta-se que até no Forró Nu ele foi dançar. Agora tem convidado colegas legisladores para conhecerem o local, inclusive um edil evangélico que, segundo ele, é para abençoar a praia.

Olimpíadas

Depois das modalidades olímpicas do presidente da Câmara, vereador Léo Prates (DEM) - de bater todos os recordes da gestão passada, de Paulo Câmara (PSDB) - , a situação, agora, chegou na Comissão de Constituição de Justiça. Prates que ter a queda de braço com Paulo Magalhães Júnior (PV) para saber quem, como presidente da CCJ, conseguiu apresentar mais pareceres. É uma disputa atrás da outra.

Ouvindo Roma

Da vereadora Marta Rodrigues (PT) ao comentar o novo projeto do prefeito ACM Neto (DEM) chamado de Ouvindo os Bairros: “que ouvindo os bairros o quê... ali é Ouvindo Roma”. O chefe de gabinete do Palácio Thomé de Souza e pré-candidato a deputado federal, de acordo com a edil, é o principal beneficiado do projeto, pois boa parte dos líderes comunitários se reportam a ele.

Irmã do poder

Tem prefeito no interior da Bahia que não dá um pio quando o assunto é contratação de bandas para eventos na cidade. Por lá, quem manda mesmo é sua irmã.

Menos, bem menos

Tá feia essa briga de gato e rato de Marcell Moraes (PV) e Eduardos Salles (PP) na Assembleia Legislativa da Bahia. Os dois estão fazendo politicagem de câmara do interior baiano do século passado. Tem que rever isso...

Limaram Lula

Se o assunto for Lula na AL-BA, a polêmica é certa. Na última sessão, aprovaram inúmeros títulos de cidadão baiano, Comenda 2 de Julho e afins, mas quando chegou no ex-presidente, barraram. A justificativa foi que o deputado Bira Coroa (PT), autor da honraria, não estava presente. Ele foi ao médico. A oposição logo tratou de usar o argumento. A proposta não foi votada, mas a bancada governista não perdeu a oportunidade. “Querem tirar Lula até da Comenda, isso que é medo de 2018”, provocou um deputado.

Sobre a Cerb

Se alguém está esperando a assinatura do deputado Samuel Júnior (PSC) para fechar questão em relação à CPI da Cerb, melhor procurar uma cadeira. Apesar de ser de oposição, o deputado tá mais para base governista e já mostrou que vai ficar na dele. Ao BNews  ele foi bem enfático, “não assinei e, por enquanto, não vou assinar”. Disse que quer acordo, enquanto isso, não vai rolar. E já que entraram em recesso, o assunto, a priori, será esquecido esses mês.

O traidor de Coronel

Falando em Samuel Junior, ele foi autor da proposta que homenageia a esposa de Coronel com a Comenda 2 de Julho, aprovada por 45 votos. Fato curioso é que teve um voto contra. Resta saber quem foi o “traidor” do presidente da Casa...é a pergunta que não quer calar!

Num passe de mágica

Cinco meses para aprovar 21 projetos de lei e eis que, num toque de mágica, visto o recesso parlamentar batendo na porta, os deputados estaduais baianos, numa tarde, aprovaram 90 proposições. A oposição, pianinha, não fez nenhuma obstrução por conta dos acordos com Coronel, que avalizou o pagamento das emendas de Rui aos deputados. Passou tudo para a folga começar mais cedo.

Deputado editor?

Tem deputado que tá querendo arranjar uma boquinha como editor do BNews. É um tal de pedir matéria, tirar matéria, de chegar para o repórter que cobre a pauta de dizer que a matéria tá toda errada e no fim das contas está correta... Mas de uma coisa a gente não tem dúvida: estão de olho o tempo inteiro no BNews.

Troca troca

Não é de hoje que parlamentares da base governista reclamam do tratamento dado pelo secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes. E também não é de hoje que fala-se que a melhor opção é o ex-governador Jaques Wagner (PT). Mas dessa vez, o atual secretário de Desenvolvimento Econômico vê seu nome ficando cada vez mais forte. Wagner tem mais trato político, o que vem deixando a desejar por Gomes. Mas o que ainda precisa ser definido é para onde iria Josias com a entrada de JW. O retorno de Josias para a Câmara Federal puxaria a cadeira de Robinson Almeida. O ideal para os petistas é uma troca de cadeiras: Josias ocuparia a cadeira de Wagner na SDE.

Dilma de calça

Mas, o que Jaques Wagner quer mesmo é ser candidato a governador em 2018. Isso mesmo. Como antecipado pelo BNews, há fortes costuras para que Wagner dispute as eleições no lugar de Rui Costa. A base tem medo de que uma história recente se repita: a da ex-presidente Dilma Rousseff. Seu segundo mandato foi um desastre e o PT perdeu o posto. Nos bastidores já se comenta que Rui é "Dilma de calças".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags