Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: pesquisa Paraná não ajuda nem atrapalha

Publicado em 08/06/2017, às 00h18   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Instituto Paraná

A pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta quarta-feira (7) pautou as discussões políticas do dia. Embora o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) apareça como vitorioso ainda no primeiro turno, o consenso aponta para a prudência diante da prematuridade do ‘recorte do momento’.

Na Bahia, até pesquisa boca de urna é questionada. Os equívocos em levantamentos anteriores são inúmeros e não há de se perder tanto tempo com análise de dados em junho de 2017. Quem está na frente, comemora e tira proveito nas diversas frentes de comunicação, e quem está atrás contesta e também aproveita para ironizar os adversários devido aos erros do passado.

No tabuleiro político eleitoral do estado, o fato discutido com seriedade é a presença ou não do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no pleito do próximo ano. A engenharia toda muda de acordo com este ingrediente. Com Lula, Rui terá mais facilidade de manter a base unida. Sem a estrela, Neto, que tem duas vagas abertas na majoritária, pode atrair algum reforço de peso.

É o que dizem os bastidores.

Fala Elmar

Com um sorriso no rosto, o deputado federal comemorou os números. "Pesquisa retrata momento. É claro que não pode achar que está tudo resolvido, mas que é bom é!"

Fala Pelegrino

Também sorrindo, o deputado petista cravou: "essa pesquisa tem credibilidade lá no Paraná. Porque na Bahia não tem!"

TSE

No Congresso Nacional, o julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve duas consequências: primeiro, a base governista ficou apreensiva e os trabalhos foram praticamente suspensos, embora com uma votação aqui e outra acolá. Em segundo momento, já na tarde desta quarta-feira (7), pode ser resumido por uma frase utilizada pelo ministro presidente do TSE Gilmar Mendes: modéstia às favas. Isso quer dizer que ao menos no que se refere a este front, Temer venceu. O placar no tribunal eleitoral é tido como 4 a 3 pela maioria de parlamentares de governo e oposição. Os menos humildes, tal qual Gilmar Mendes, arriscam um 5 a 2.

Aleluia

O deputado federal José Carlos Aleluia cravou: a semana teve saldo positivo. Ancora seu posicionamento na votação da reforma trabalhista pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (14 a 11 foi o resultado) e a tendência de não cassação no TSE.

Sexta-feira nove

Temer ganhou tempo para responder as comprometedoras 82 perguntas enviadas pela Polícia Federal. Tinha 24 horas e teria que entregar as respostas na terça (6),mas conseguiu postergar para sexta (9). Os aliados dizem que ele deve manobrar novamente e só responder após a perícia na gravação bombástica de Joesley Batista em conversa com o próprio presidente.

Para que está feio

Um aliado do presidente saiu-se com essa: "é fundamental para sustentação deste governo mudar a zorra da Comunicação. Se está errado, ou assume ou se cala". A referência é o caso do jatinho usado por Michel e Marcela Temer de São Paulo para Comandatuba, na Bahia. Foram no avião de Joesley e negaram num dia. No outro, tiveram que desdizer e isso em política é visto como o pior tipo de atentado.

Lídice lindona

Lúcio Vieira Lima não vive lá seus melhores dias. O governo do qual faz parte está cercado. O irmão está afastado das atividades políticas para não se expor. E ele, na gaiatice de sempre. Durante o evento em homenagem à Ceplac foi chamado para suceder a senadora Lídice da Mata.

- É uma honra estar aqui com a rainha do chocolate. A musa do cacau.

Lídice não deixou por menos:

- Lúcio, você está emagrecendo comendo chocolate?

Coisa séria

Brincadeiras à parte, o evento capitaneado por Davidson Magalhães (PCdoB) teve adesão de boa parte da bancada baiana de todas as tendências políticas.

Maiando por aí

Rodrigo Maia não está fazendo nenhum gesto para fora no sentido de substituir Michel Temer na Presidência da República. Ao contrário, se recusou a colocar os processos de impeachment para andar, mas sabedor de que pode “cair no colo”, já costura há tempos seu lugar numa eventual disputa indireta. Na noite desta quarta, se reuniu com a bancada e a cúpula do PP. Os quatro baianos foram convidados, além do senador Roberto Muniz e o do vice-governador e presidente do PP da Bahia, João Leão. Ninguém é besta.

Besta é tu

Por falar em Rodrigo Maia, a expectativa é que Rodrigo Janot (PGR) e Edson Fachin (STF) tenham ainda cartas nas mangas para implicar Temer. É esta a aposta mais concreta de quem quer ver o peemedebista alçado da cadeira. Acreditam que se houver pressão popular, principalmente, em São Paulo e Brasília, além de fato novo grave, a base de Temer evapora rapidinho.

Tucaneando

O PSDB tem 10 senadores em exercício (tinha 11, mas Aécio Neves foi afastado) e pela primeira vez o número dos que apoiam o desembarque é maior. Beira à unanimidade, afirma um deputado. Entre os deputados, a peleja está dividida. Na Bahia, os três continuam como estavam: Imbassahy quer a permanência. Gualberto, o desembarque. Jutahy, prefere aguardar o TSE. Contudo, já se sabe que se Rodrigo Maia for a alternativa: os três pulam para nau do Democratas.

Decisão

Em Brasília, segunda-feira, às 17h, os tucanos reúnem as bancadas, os presidentes estaduais, ministros e governadores do partido para resolver de uma vez por todas se ficam ou saem. Quer dizer: isso é o que está posto, mas pode mudar!

Poemas proféticos

Um ano antes da campanha de 2014, o então vice Michel Temer se aventurava no lançamento de um livro de poemas ‘Anônima Intimidade’, escrito ao longo de anos em guardanapos durante incontáveis pontes aéreas São Paulo-Brasília. Mal sabia ele (ou não) que o material, aparentemente lúdico, tinha vocação profética e saltaria do universo literário para um futuro “tão desconhecido, tão preocupante, tão inevitável”, como ele mesmo escreveu no poema “Presente/Passado/Futuro”.

Veja a inspiração do peemedebista:

Coordenador de jornalismo

Além das atribuições na Secretaria de Mobilidade e das pretensões políticas no Esporte Clube Vitória, Fábio Mota ainda encontrou tempo para atacar de coordenador de jornalismo. Interpelado no programa Se Liga Bocão pela vereadora Aladilce Souza sobre o transporte coletivo em Salvador, Mota roubou a cena e tratou de “organizar” a pauta. “Vamos fazer uma enquete no BNews e um debate aqui na Itapoan FM”. Só esqueceu de combinar com os responsáveis de direito.

Operação ALBA

A operação não para. Depois da prefeitura de Cardeal da Silva e da União dos Municípios da Bahia, Maria Quitéria (PSB), atual toda poderosa da Fundação Luis Eduardo Magalhães, está se articulando a torto e a direito para garantir sua cadeira de deputada estadual de 2018. Fontes ligadas ao BNews garantem que a fundação agora é a sua mola propulsora para conseguir êxito na saga.

Acamado

O governador Rui Costa (PT), pelo que chegou ao BNews, esteve acamado com uma gripe justamente no dia que a Record TV Itapoan divulgou o resultado da pesquisa de intenções de votos em 2018 que mostra ACM Neto (DEM) na frente. Logo, no meio político, o assunto repercutiu. Aliados do prefeito, principalmente da Câmara de Salvador, argumentavam que o resultado do “acamamento” de Rui foi um belo mergulho para não precisar comentar os números que não lhe foram favoráveis.

De olho no relógio?

Fizemos notas em colunas passadas e vale registrar nesta agora: Rui Costa (PT) anda se atrasando muito em seus compromissos oficiais. Olhe o relógio, correria!

Cauteloso

Contudo, cauteloso, Neto, em meias palavras, pediu paciência. Mas interlocutores do Palácio Thomé de Souza garantem que o prefeito está sorrindo à toa, pois a pesquisa o ajuda na argumentação com o público eleitor soteropolitano para justificar sua saída da prefeitura. Lógico que o histórico de pesquisas eleitorais não são favoráveis ao grupo netista, mas não se pode negar que ajuda na injeção de ânimos de aliados que estão no entorno.

Vacinado

O ex-presidente da Câmara de Salvador e atual braço direito de Antônio Imbassahy (PSDB) na secretaria Geral de Governo de Temer, Paulo Câmara (PSDB), postou uma foto em suas redes sociais na qual aparece tomando uma vacina. Resta a dúvida: mal chegou e já se vacinou contra o que já viu por lá? Detalhe da foto: nem chegou a arriar a camisa para receber a agulhada. A agulha passou por cima da camisa?

Vereador na Alba?

Que o discurso eleitoral já tomou conta da Alba é inegável, a eleição é só ano que vem, mas depois da sinalização de Neto que será mesmo candidato a governador, foi um tal de defesa e ataque do prefeito no plenário da Casa Legislativa. Teve deputado até chamando um ao outro de vereador, ironicamente, é claro, pois a Casa mais parecia a Câmara Municipal de tanto que se falava em Neto. Em tempo, durante o discurso da deputada Luiz Maia na última sessão, cinco parlamentares pediram aparte, a maioria para defender o prefeito. Uns chegaram a contar quantas vezes a petista citou o nome de Neto: 19, 33 e o clássico 25, foi chute pra tudo quanto é lado.

É oposição ou governo? Eis a questão

Fiel da balança para a abertura da CPI da Cerb na Alba, o deputado Samuel Júnior, em tese, de oposição ao governo, continua indeciso de assinar o requerimento que pede a abertura da Comissão que vai investigar as campanhas do PT e a dívida da empresa com a Odebrecht. Nos corredores circulam a pergunta, é governo ou oposição? Mas se é jogo combinado ou não, o caso segue indefinido. A oposição se mantém com 20 assinaturas, para dar entrada são necessárias 21.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags