Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O choro é livre

Publicado em 01/06/2017, às 00h15   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O choro é livre

Ao BNews, chegaram informações desconcertantes nesta semana. Na última quarta-feira (31) o “Tenebroso” tentou articular o seu retorno à política e à mídia baiana. Abandonou o boné e a mochila que o acompanhavam em passeios diurnos pelos shoppings de Salvador e se juntou a um radialista em busca de apoio financeiro para um projeto de programa radiofônico. Os dois foram vistos almoçando isolados na semana passada. O mais interessante é que correm boatos que, se de fato o programa for ao ar, não dura mais de 30 dias. O motivo? Falta de pagamento. Difícil encontrar alguém para investir num projeto fadado ao naufrágio.

Sobre cantorias ruins

Cantou de galo quem não é periquito. Falou mal de colega, depois da polícia e não parou por aí. Agora, o inexpressivo e inesperado principado pode estar com os dias contados. A direção nacional do PHS colocou a decisão de manter ou expulsar o vereador do partido na conta de Júnior Muniz, presidente estadual da sigla na Bahia. A resolução saiu nesta semana e está quentinha. Muniz volta a Salvador com a “faca e o queijo” na mão. Resta saber se vai bancar a decisão de causar menos danos ao partido ou deixar o canto do vigário continuar prejudicando os planos do PHS na Bahia.

Contratação de peso

A cereja do bolo da temporada europeia de futebol é a Liga dos Campeões. A taça conhecida popularmente como “orelhuda” é a mais cobiçada por todos os clubes e jogadores. O que isso tem a ver com a política baiana? Nada, ou melhor, quase nada! Neste mesmo período de encerramento do primeiro semestre, o governador Rui Costa pode ser premiado com a entrada de José Ronaldo, prefeito de Feira, no seu time. A final do governador é nas eleições de 2018, mas a “contratação” vale ouro desde agora. Zé Ronaldo é peça chave na estratégia de Neto para o próximo ano e seria como o Real Madrid tirar uma das letras da sigla MSN (Messi, Suarez e Neymar) do Barcelona. As conversas estão avançando e a qualquer momento a novidade pode ser anunciada.

Dia bom, dia ruim

O Congresso Nacional continua à espera do julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE. Os deputados federais e senadores mantêm a agenda de votações mais para dar sinal ao mercado de que, mesmo com queda iminente do atual presidente, o programa será mantido. Tem aliado do peemedebista dizendo que as votações mostram estabilidade política, no entanto, em um passeio pelas duas Casas congressuais é possível ver que por lá a pauta “quente” ainda é a pergunta sem resposta: quem assume?

Aliados

Por falar em aliado de Temer, Lúcio Vieira Lima (PMDB) faz questão de reiterar: a instabilidade é propagada em notas plantadas em “off”, ou seja, o político que fala ao jornalista pedindo sigilo da fonte. Enquanto o governo continua pilotando a agenda. É aquilo que está escrito acima. A agenda está sendo tocada de fato, mas não para sinalizar ao comandante.

Pulando

O deputado federal do PMDB baiano passou por uma que ainda vale ser lembrada. Durante a conversa de Joesley Batista com Temer, o dono da JBS disse reiteradas vezes que havia tratado com Lúcio sobre vários assuntos. Em determinado momento, já no depoimento ao MP, Joesley esclareceu. “Não era o Lúcio, irmão de Geddel, era o Lúcio Funaro”. Ufa!

Canalhice

O peemedebista mandou recado também para quem diz que Geddel está “mergulhado” e que pode fazer delação premiada.

— Essa história de delação foi invenção de um sacana. Não tem isso, porque só delata quem tem o que delatar e ele não tem nada.

Sobre este período low profile de Geddel, Lúcio é taxativo:

— Não tem eleição e nem despacho administrativo, portanto, Geddel está cuidando da vida dele, dos filhos e da defesa.

Saia justa

O presidente da UPB, Eures Ribeiro (PSD), deixou o governador Rui Costa numa saia justa daquelas, novamente. No evento de divulgação do plano Safra, Eures voltou a cobrar de Rui uma audiência. Já tinha feito o mesmo durante a marcha dos prefeitos em Brasília no início de maio. Como o governador ainda não o recebeu, resolveu dar o recado.

— Governador, minha agenda com o senhor não é sobre a Lapa (Eures é prefeito de Bom Jesus da Lapa) é sobre todos os prefeitos. Não é prefeitos?

Foi acompanhado em coro pelos colegas.

Ironias

Deputado é um povo retado para se queixar de mal atendimento: este é um dos itens presentes em todas as agendas com o governador. Mas deputado também é um povo retado para se queixar de bom atendimento: pois todo secretário que despacha bem, ao que parece, é um potencial adversário. Vai entender!

Jerônimo Rodrigues, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que o diga, assim como Marcos Cavalcanti, da pasta de Infraestrutura.

De olho no interior

Engana-se quem pensa que os vereadores de Salvador que querem uma das 63 vagas na Assembleia Legislativa não estão se movimentando Bahia afora. Os legisladores municipais estão em articulação pesada com municípios do interior do estado. A quantidade de prefeitos do interior que passam pela CMS é o sinal de fumaça a quantas andam essas negociações.

Atraso

O governador Rui Costa (PT) é realmente o sucessor de Jaques Wagner até no quesito atraso. Marcou em entrevista coletiva em rede com o interior do estado e deu um chá de cadeira de 28 minutos antes de dar o ar da graça. Quem faz rádio e TV sabe que pontualidade é algo essencial para uma transmissão ao vivo. Quem ouve, sabe ainda mais. No meio tempo, enquanto o petista não aparecia, foi um tal de encher linguiça que só vendo, ou melhor, escutando. O resultado foi o atropelamento das programações locais.

Pontualidade

Quando o assunto é pontualidade, a turma de Neto goleia o time do governo. O chefe do Palácio Thomé de Souza costuma ser bem pontual nos eventos marcados, principalmente no início das coletivas e apresentações de ações e projetos na prefeitura. O problema de Neto é a turma que não larga o pé, o ombro, as costas, os lados, enfim: os selecionados do prefeito não dão espaço para mais ninguém. É uma possessividade que só se vê por ali.

Vacilante

O secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, participa de debates do Vitória enquanto as linhas de ônibus dão voltas perdidas! Sendo o futebol “a coisa mais importante entre as menos importantes”, o prefeito que é Bahia não gostou nada. Calma, não se trata de BaVi, o negócio é que ônibus em Salvador é caso seríssimo e aparece no top 5 de toda pesquisa que levanta os piores aspectos da administração, portanto, não dá para negligenciar. O manda chuva da cidade sabe disso e não gostou!

Na cola da Rondesp

Vá mexer com Eduardo Bolsonaro! O deputado, que esteve na Câmara de Salvador para debater o polêmico projeto Escola Sem Partido, causou rebuliço. Precisou de ajuda da Rondesp para sair escoltado do Legislativo municipal.

Sobrou até ovo

Sobrou para a faxina limpar o ovo jogado em direção a Bolsonaro e Alexandre Aleluia (DEM) na CMS. Os dois foram inventar de dar tchauzinho e coraçãozinho em provocação aos manifestantes na porta da CMS e receberam de volta uma clássica ovada. Se na hora tivesse passado um carro que vende 30 ovos a R$ 10, eles ficariam ainda mais chocados.

Falta de bom senso

Lá em Coité, cidade da região do sisal, o prefeito Assis (PT) teve uma ideia boa: dar vida ao muro do cemitério municipal com grafites. Gabou-se que faz diferente que o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) que manda pintar tudo de branco e cinza. No entanto, faltou combinar com a comunidade e, principalmente, com os grafiteiros. Resultado: teve caveira e tiveram outras pinturas que não agradaram nada o cidadão mais tradicional. Alguns gostaram, outros criticaram, mas a ideia poderia ter sido melhor trabalhada.

Tête a Tête

Zé Eduardo já sabe, quando o presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel (PSD), deixar a cadeira de deputado já pode contratá-lo para a bancada do Se Liga Bocão da Itapoan FM para ajudar a “apertar” os entrevistados. Os dotes comunicativos do político foram comprovados pelo proprietário do BNews após participar do Tête a Tête com Coronel, programa transmitido ao vivo pela página do Facebook do parlamentar estadual. Rendeu foi assunto: início da carreira de Zé, a briga de Varela com MK, a história da boneca ruiva... Se você perdeu o programa, pode conferir aqui:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags