Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: tem baiano morrendo de medo de Temer cair da Presidência

Publicado em 25/05/2017, às 00h38   Equipe de política


FacebookTwitterWhatsApp

IGH bem apadrinhado

Quem tem medo do IGH? O famoso instituto vai pegar para si o Hospital Espanhol. Tá com bala na agulha para arrematar no leilão. Contudo, uma dúvida paira no cenário político: quem é o padrinho forte da empresa, um conhecido gestor público?

Teto de vidro

Um passarinho verde conta que a delação de Emílio Odebrecht pega em cheio os dois lados da política baiana. Mas de jeito avassalador. O caso é tão feio que, na futura campanha de 2018, o assunto deve passar batido nas discussões. Porque se um lado tem podre, o outro também tem e quem tem teto de vidro não atira a primeira pedra. Eis o mistério.

Estamos de olho

O BNews está de olho em uma licitação no governo do Estado que tem estranhado muita gente. A redação recebeu informações sobre alguns mistérios em torno do processo licitatório de Teconlogia da Informação (TI) no Inema. Nesta quinta-feira (25) pela manhã, o vencedor do processo será conhecido. Se for aquele que estamos pensando que é, se preparam que vai vir é coisa...

Abalando corações

A ex-multishow Mariana Gouvêa foi vista em Salvador no maior affair com um conhecido político local. Até foto no Soho tiraram, isso sem falar as passagens por alguns camarotes na micareta de Feira de Santana.  

Rei do caos

Parece que o pacto de Temer não tá dando certo. O clima em Brasília não é nada bom. Ministérios incendiados? Ran... Chamar as Forças Armadas para conseguir dar conta da segurança? A situação tá crítica! Provocou o povo, agora tome! Foi dizer que “se quiser, me derrube”, o povo levou a sério o caso.

Defesa nunca é demais...

Em Brasília para a cobertura desse momento crucial da história política atual, o editor de Política do BNews registrou uma cena interessante: o ministério da Defesa com defesa...

Tão com medo das urnas

Os tucanos e democratas correm das eleições diretas como o diabo correm da cruz! Os peemedebistas também. Tudo isso porque sabem que não possuem nome suficiente em seus quadros para topar o pleito tampão de última hora e sabem da liderança de Lula (PT), apesar de toda a sua lama com assombros de Mensalão e Lava Jato. Querem manter Temer aos trancos e barrancos para ganhar tempo e assim gestar e parir uma candidatura até o meio do próximo ano. A esquerda só quer eleição por isso, pois já tem um nome pronto para topar a parada, senão, não estaria nem aí. Pode ter certeza...

O que serão dos baianos de Temer? I

Geddel nem conta mais, mas o que será do futuro dos baianos em Brasília? Primeiro vem o braço direito do ministro chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy (PSDB), o vereador licenciado de Salvador, Paulo Câmara, que mal arriou as malas na capital federal, corre risco de requentar a sua cadeira no Plenário Cosme de Farias. De olho em 2018, se vale do cargo federal para alçar o voo alto. Por sinal, Imbassahy também cai se Temer cair.

O que serão dos baianos de Temer? II

Outro baiano que está fazendo figa para Temer não cair é Silvio Pinheiro. O todo poderoso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é um dos principais nomes de ACM Neto (DEM) na gestão de Temer, justamente na pasta que o DEM comanda... Cremos que muitos planos seriam desfeitos...

Vai ter luxo?

Alguém lembra do evento da UPB realizado em setembro de 2015 no luxuoso resort Vila Galé Mares com prefeitos para debater a crise econômica nos municípios? Um cidadão acionou o Ministério Público Estadual sobre o suposto gasto indevido dos recursos públicos no encontro e a promotoria de Justiça da Cidadania da capital baiana decidiu dar um mergulho no assunto. Agora, um inquérito civil vai apurar o caso. É um abacaxi que o novo presidente Eures Ribeiro vai precisar descascar.

No metrô de vovó

Rui Costa decidiu 'inaugurar' sozinho as novas estações do metrô que foram entregues pela CCR na Paralela. O petista, dizem fontes próximas ao Palácio de Ondina, evitou fazer as famosas solenidades de inauguração das estações para não ter que dividir os holofotes com quadros do governo federal, leia-se aliados de Temer e ACM Neto, que disputam a paternidade do equipamento. Os terminais foram liberados na terça (23) para operação. Nesta quarta (24), Rui Costa apareceu nas redes sociais, com transmissão ao vivo, indo trabalhar de metrô. 'Pegou o bonde' na estação da Lapa e só desceu na nova estação de Pituaçu, de onde seguiu em um ônibus circular até o CAB. Acabou sendo o ator único nos holofotes.

No metrô de vovó 2

E quem também entrou na linha do metrô até o CAB foi o secretário da Saúde, Fábio Villas Boas, que aproveitou para fazer política. Depois de conceder uma entrevista num programa de rádio com o deputado Samuel Júnior (PSC), quando percebeu o trânsito travado, resolveu pegar o metrô no Campo da Pólvora e chamou o social cristão. Foram até o centro administrativo. Soube que depois do papo no metrô, Samuel que tava meio lá e meio cá, pois seu partido é ligado a ACM Neto (DEM), deve ter colocado os dois pés na base governista. Fábio de besta não tem é nada...

“Bem feito, desgraçado”

Sob os holofotes da mídia, as críticas são brandas. As vezes até envolve um certo ar de cumplicidade, já que teve seu nome também envolvido em esquema de corrupção. Mas em Salvador, durante o Congresso Estadual do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) deixou a elegância de lado e espinafrou o senador Aécio Neves (PSDB) diante de uma plateia petista, que, claro, a aplaudiu de pé. "A gente tenta se controlar. Mas lembro que logo que ele perdeu pra presidente Dilma, ele disse que tinha perdido para um partido de corrupto. Mas o que dá vontade de dizer é: bem feito, filho da mãe. Bem feito, desgraçado".

“Paranauê”

O senador Otto Alencar (PSD) sabe, mas não é muito de jogar capoeira, contudo, cantou de “paranauê” essa semana em Brasília. Foi de voadora com suas críticas em cima do presidente Michel Temer (PMDB) durante seu pronunciamento. Não chamou o peemedebista de presidente, mas de “ocupante do Planalto” e disse que o chefe do Executivo nacional está “sujo com a própria lama”. Falou, inclusive, que anda tão desgostoso com o que tem visto que já pensou até em renunciar ao mandato de senador. O cacique baiano cutucou Temer e o aconselhou a renunciar enquanto é tempo. “Eu votei contra o impeachment da Dilma, mas Temer tem tempo para não repetir o mesmo erro de Dilma e sair do Planalto pela porta da frente”, disse.

Tenho medo

Quem também deu uma voadora no Senado foi a colega de Otto, Lídice da Mata (PSB). Baixinha, mas invocada. Quando foi anunciada pelo vice da comissão que discutia a reforma trabalhista, largou: “Esse negócio de ser vice é um perigo, senador. Eu tenho mais medo do vice do que do presidente”, afirmou ao arrancar gargalhadas do público presente.

A Carta

No início da semana em entrevista à rádio Itapoan FM, o deputado federal João Gualberto (PSDB) disse que entregaria a Temer a carta de demissão do superintendente da Caixa Econômica Federal. Já estamos no meio da semana e não temos notícia da entrega da carta. Vai fazer mesmo ou jogou pra galera?

Os sapatos de Vado

E chamou atenção na Câmara de Vereadores de Salvador nesta semana o sapato do ilustre vereador Vado Malassombrado (DEM). Todo na beca social com um calçado cheio de bolinhas brancas. Tá na moda! É tendência.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp