Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o dia "D" da prefeitura vem aí

Publicado em 27/04/2017, às 00h01   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Dia "D" da prefeitura

A articulação política do prefeito ACM Neto entrou em campo para resolver uma peleja. Não faz muito tempo, os vereadores da base queixaram-se de negligência, mas o hábil gestor deixou o ‘tanque’ cheio e já autorizou Bruno Reis e João Roma a abrirem as torneiras do atendimento. A razão: no dia 5 de julho deve ser votado o projeto de desafetação dos terrenos municipais. A receita esperada é de R$ 700 milhões. Ora! Vão ser terceirizados, obra, pavimentação, show, evento, quebra mola. Tudo dentro da lei. 5 de julho já começou a ser chamado de o dia “D” da prefeitura. É aguardar e olhar o Diário Oficial para ver.

Tempo para tudo 
ACM Neto tem curtido bem seus momentos de ‘solterisses’. Fontes, em contato com a coluna, afirmam que o prefeito de Salvador estava todo solto no "Baile da Favorita", no Rio de Janeiro. Wandinha, aluna da academia Bodytech no RJ, foi vista toda toda com o cacique do DEM baiano. Para reforçar ainda mais a tese que a fonte havia dito à coluna, saiu nesta semana nota do jornalista Léo Dias falando sobre o caso. Inclusive, o evento, organizado pela promoter Carol Sampaio, aconteceu no último sábado (22) e contou com shows de alguns MCs, entre eles Koringa e Leozinho.

Campanha antecipada?
Lá pelas bandas de Ipirá, o chefe de gabinete do prefeito ACM Neto já está com a corda solta. Se comenta que o prefeito fechou questão e dará ao ‘obreiro’ do PRB mais de sete mil votos. Mas, um fato chamou atenção: informações chegadas à coluna dão conta de que o cantor Bell Marques tinha dito em cima do trio que o voto dele era em Roma. Hum! Será?
Por falar em 2018
Neto vai à Vitória da Conquista nesta quinta-feira (27) participar de um encontro para debater verbas para Educação. Bom, não faz muito tempo, o prefeito veiculou publicidade de Salvador nas rádios de lá. O argumento era que as peças, spots, tratavam do aniversário da cidade e portanto do destino turístico, já o conteúdo é outro papo. Assim como o debate desta quinta, que terá o anúncio de ônibus para diversos municípios baianos (Salvador não está na lista). Bom, mas está lá já vale a foto!
Sem mudança e…
A liderança mais disputada entre os pólos políticos da Bahia na atualidade é sem dúvida alguma Otto Alencar. Presidente do partido que mais cresceu e senador do Estado, Otto já declarou que não deixará de lado a aliança com Rui Costa e Jaques Wagner, mas em tempos de Lava Jato, o jogo pode inverter e ele não ser o candidato dos dois petistas, mas isso não é novidade..
...sem oráculo
Quando instado a falar sobre eleições para o BNews, Otto saiu-se com essa: pode juntar todos os pais de santos, pastores, padres e líderes religiosos. Pode reunir todos que nem assim será suficiente para saber o que vai acontecer em 2018. O fato é que é mais fácil acertar os seis números da Mega-Sena que saber qual o cenário político daqui a dois anos
Sedur e PSD
Fernando Torres, deputado federal licenciado, continua no comando da Sedur. Rebouças, ex-Codeba, saiu da chefia de gabinete bradando adjetivos impublicáveis. Conhecedor de diversos segmentos da área de tecnologia e informação, além de aliado antigo de Otto, Rebouças agora integra a assessoria da Comissão de Ciências, Tecnologia e Inovação do Senado. O colegiado é presidido por Otto.
Delação e declaração
E o que saiu da delação do Odebecht não é nada para o que pode surgir aí! Outros funcionários do alto escalão da empresa que trabalhavam em Salvador também fizeram suas delações. Contudo, nada ainda foi vazado. Tem muito assunto que, se chegar à tona, vai balançar ainda mais estruturas. Muita gente que já está com imagem mais do que arranhada, vai penar ainda mais na opinião pública.
Delação Hiroshima e Nagasaki
A delação da OAS e seus 40 executivos deve fazer pairar uma bomba, nos moldes Hiroshima e Nagasaki, sobre o Estado da Bahia. Há quem diga que não ficará pedra sobre pedra após a delação de César Mata Pires, seus filhos e executivos. Tem gente que já está comprando passagem para Miami e Punta del Este.
CMS
A sessão desta quarta-feira (17) na Câmara de Vereadores de Salvador foi quente! O Revitalizar revitalizou os embates entre oposição e situação após um longo período de marasmo no legislativo soteropolitano. Mas, apesar de toda a avidez e agilidade dos embates, não faltaram aqueles edis que sempre são flagrados não prestando atenção em nada, alisando cabelo, coçando a cuca ou atualizado status no Instagram e Facebook.

As mãos de tesoura

Sobre a sessão, tivemos alguns personagens que surgiram e arrancaram risadas dos presentes no Plenário. O que arrancou uma cara feia do presidente da Câmara foi o apelido lançado pelo vereador Suíca: “Leonardo Mãos de Tesoura”. O título veio após Prates tentar cercear os pedidos de questão de ordem do líder da oposição, Zé Trindade (PSL). Suíca também disse, em dado momento da sessão, que daria o troféu trator a Prates.
O fantasma

E já que falamos de Trindade, líder da oposição, esse foi outro personagem. Virada no coscobel, a vereadora Cátia Rodrigues foi pra cima e o chamou de “Vereador Fantasma”. Rodrigues não gostou nada de ter sido apontada como membro da “bancada do sim senhor”, referência feita pelo pesselista aos edis da bancada da situação que votarem favoráveis ao projeto do Revitalizar.
E a mensagem?
Pergunta ao vereador Zé Trindade (PSL) como ele classifica a mensagem do Executivo que justifica o projeto Revitalizar. Ele dirá no velho e bom baianês: “Fulêra”. Isso ele disse no Plenário!
Abacaxi

Mergulhado numa maré negativa, o prefeito Elinaldo (DEM) pode enfrentar mais um abacaxi em seus primeiros anos de gestão em Camaçari. Um promotor de Justiça da cidade decidiu abrir inquérito para apurar uma denúncia recebida que aponta indícios de atos nocivos aos princípios da administração pública num contrato firmado com uma empresa com dispensa de licitação. Caso seja comprovada a irregularidade, natural e eventualmente o time azul vai ter que se explicar.
Abacaxi 2
É... o suco de abacaxi de Elinaldo só tende a engrossar. A manifestação dos estudantes, acampados na Câmara local, tem ganho cada vez mais visibilidade. O corte de luz e água só fez piorar a situação. Eles protestam contra o aumento da tarifa dos ônibus. Os guris só querem o diálogo, mas tá difícil!
O solícito Leo
O pau quebrou no WhatsApp entre um vereador e o presidente da Câmara, Léo Prates (DEM). Enquanto o presidente da CMS está solícito, com gás, querendo mostrar serviço, tem edil que tá puxando o freio de mão, dando cavalo de pau e tentando desarticular tudo. Sabe o que é isso? Preguiça de acompanhar as sessões ordinárias! Até votação já pré-acordada esse edil conhecido tenta derrubar. Nesta semana, a sessão de terça-feira (25) foi aberta porque o presidente peitou. Mas, logo em seguida o plenário foi esvaziado por articulação. O clima não anda tão ameno... 
Assim seja

E por falar em bancada, essa história de Zé Trindade da "bancada do Amém" vai pegar. A missa sempre será terminada no "assim seja". Quem pegou ar com a história foi "o padre", apelido dado pelos edis ao vereador Joceval Rodrigues (PPS).
O carro não…
Um detalhe que chamou a atenção de alguns mais atentos ao depoimento de João Santana e Mônica Moura no TRE da Bahia: o todo poderoso marqueteiro foi dar seu depoimento em um carrão. Um Range Rover que custa uma bagatela de mais de meio milhão de reis. Apesar dos pesares, tão podendo, hein?

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp