Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: elevador do pânico em Salvador

Publicado em 06/04/2017, às 06h00   Equipe de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Briga de titãs
O BRT demorou para começar a andar e agora, que o edital está na rua, uma guerra de titãs está sendo travada nos bastidores para decidir quem vai executar a obra orçada em mais de R$ 600 milhões. Fontes do Bocão News revelaram que além de todos os ingredientes, não são poucos, de uma batalha épica, a peleja tem criado inimizades entre dois dos sobrenomes mais abastados de Salvador. A data da licitação está chegando e logo logo saberemos quem são os protagonistas deste caldeirão.

Elevador do pânico

Pois bem! A reurbanização do Campo Grande e região do centro antigo parece não ter dado muito resultado. Uma zica. O caso de um famoso hotel é ilustrativo. Um casal ilustre foi fazer um tour no novo empreendimento nesta semana. O problema é que ao adentrar no elevar, novíssimo e de luxo, o casal ficou preso no equipamento que não tinha botão de emergência, interfone ou alarme. Foram pelo menos 20 minutos entre o pânico e o descaso. O casal teve que esperar o sinal do celular pegar para ligar para a secretária, que ligou para o hotel e conseguiu o resgate. Esse hotel é mesmo fera! 

Gestão de crise!
Os congestionamentos intensificados pelas fortes chuvas que caíram em Salvador deram mais tempo para alguns motoristas atentos observarem a paisagem. Eis que causou estranheza nos mais observadores os outdoors com placas do deputado federal de Bom Jesus da Lapa, Arthur Maia (PPS), congratulando a capital baiana pelos seus 468 anos. A peça publicitária não faz referência alguma à reforma da Previdência, mudança que tem gerado polêmica e reprovação da sociedade. Maia é o relator da matéria.
Ironia — Um atento condutor saiu com essa: ele deve ter feito as contas e está divulgando a idade, caso seja aprovada esta reforma, que o trabalhador brasileiro terá quando tiver o direito de se aposentar. Ironias à parte, de fato, uma gestão de crise de imagem como esta não pega nada bem!
Com outdoor e tudo!
Maurício Trindade está apostando alto na regulamentação do Uber. É mais um que até outdoor nas ruas de Salvador defendendo o projeto de lei de sua autoria colocou. Será que neste assunto os irmãos Trindade se unem contra a posição do prefeito?

Descaso

Articulação política ou não, ficou feio para os membros da comissão de Infraestrutura e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia na última terça. O colegiado convocou o secretário de Turismo, José Alves, para tratar sobre o setor no estado. O problema é que a base governista torceu o bico e não deu quórum. Ok, derrubaram a sessão. Estando lá, Alves topou fazer uma conversa informal. Aí, a oposição deixou pouca gente. Um dos parlamentares do agrupamento retou com a pouca atenção dada pelos colegas de bancada. Depois foi um tal de nota na imprensa afirmando que o secretário não quis falar sobre este ou aquele assunto.
Na lupa

Fez escola o estilo do prefeito ACM Neto (DEM) com seus óculos. Ao ver a nota da coluna anterior, o deputado federal Lúcio Veira Lima (PMDB) tratou logo de ir a uma ótica procurar uma lupa tal qual irreverente quanto a do chefe do Palácio Thomé de Souza.

De olho nas prefeituras bairro

As queixas começam a se espalhar. Algumas lideranças e vereadores tem se queixado do coordenador do projeto das Prefeituras-Bairro, Júnior Magalhães. A forma do tratamento e as operações internas têm incomodado bastante. Alguns até arriscam que ele tem usado a máquina, de alguma forma, para auxiliar a sua mãe, Tonha, que será candidata a deputada. O assunto ainda não abalou a relação entre Júnior e Neto. E pode ser só fumaça, mas fumaça e fogo andam juntas.

Quebra pau petista

O pau vai comer na eleição do PT na próxima semana. Muito além dos nomes postos à mesa, o embate maior na Executiva soteropolitana será entre o ex-vereador Gilmar Santiago, que é candidato, e o vereador Suíca – apoiador da candidata Dani, que se coloca como renovação na legenda. Suíca é alvo de processo de expulsão do partido. Gilmar seria um dos eventuais beneficiados caso o petista seja expulso de vez e venha, de maneira eventual, perder o mandato na Câmara de Salvador. Mas o que dizem é que a briga é mais pelo espaço interno do partido. A conferir! 

“Zé Mayer” baiano continua atacando

E depois do alvoroço nacional em torno do ator global Zé Mayer, a versão baiana do assediador continua atacando a torto e a direito. A sala do dito cujo é conhecida como a “sala do Capeta”. 

O dia da piada pronta

Sou a favor da democracia. Aprovado por unanimidade o #FimDaReeleição para a presidência da ALBA.

Uma publicação compartilhada por Deputado Marcelo Nilo (@depmarcelonilo) em

A piada pronta do dia? O deputado Marcelo Nilo (PSL), em vídeo no seu instagram, comemorando o fim da reeleição para os cargos de presidente e da mesa diretora da Alba. Precisou Nilo deixar a cadeira maior da Casa, após 10 anos, para o projeto ser colocado em votação. Muita ironia? Seria o destino operando? O fato é que o vídeo virou chacota em grupos de WhatsApp com políticos, assessores e jornalistas. Ele comemora, mas será que é a marca de que ninguém mais passará tanto tempo como presidente que ele vai se vangloriar?

Tempos difíceis 

Da Alba vem outro episódio para se lamentar: na reunião “informal” da comissão de Turismo, o jornalista Levi Vasconcelos teve o celular furtado dentro da sala onde acontecem os encontros do colegiado. Deixou na bancada enquanto foi cumprimentar algumas pessoas e quando voltou, menos de cinco minutos depois, não o encontrou mais. Bom, duas considerações: a sala não tem câmera e ninguém sabe explicar a razão; a segunda é mais lamentável ainda: muita gente disse que o jornalista “deu mole” por ter deixado o celular ali. O mundo realmente não serve aos inocentes. 
Curiosidades
— O edital do BRT está disponível pela internet para quem quiser consultar trechos. Trecho porque parte dos anexos só podem ser visualizadas se o interessado pagar R$ 100. A quantia não é alta e nem há ilegalidade na cobrança, contudo, em tempos como os atuais quanto mais transparência melhor. #fiqueatento
— O PDT minguou quando Nilo migrou para o PSL levando outros dois deputados. Os dois, Euclides Fernandes e Paulo Câmera deixaram o PSL e voltaram para o PDT. Já Marcelo Nilo perdeu a presidência da Alba e não está bem posicionado no mesmo partido. Esta casa não pode ser chamada de lar e o PDT, partido de origem, conforme uma liderança, está de portas... fechadas para o ex-presidente.
— E a reforma política que está sendo debatida na Câmara dos Deputados, e que não mexe em verba de deputado e tampouco diminui as regalias dos que estão com mandato, tem provocado pânico em alguns partidos. Por um lado, a lista fechada parece agradar boa parte dos caciques e "donos de legenda". Por outro, a possibilidade de alternância causa calafrios na turma. Alternância é conceito que deixa político com a orelha em pé, mas o problema maior aí é que se trata de ter que se colocar um homem e uma mulher alternando na lista fechada. Vixe, a zoada está tão grande que a proposta não deve passar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags