Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: prefeito cigano e o despacho da Grande Família

Publicado em 23/03/2017, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O Prefeito 'Cigano'

A história não é nova: prefeito novo, com madeixas e cabeleira avolumadas, viaja mais que fica na cidade. Este é o perfil do prefeito de um município da Região Metropolitana de Salvador que está sendo chamado de “o Prefeito Cigano”. A cidade tem muito petróleo e anda negligenciada. Já o roteiro de viagem está em dia e seu grande escudeiro e fiel irmão sempre vai a tiracolo. 

Despacho familiar

Se a moda pegar, os gabinetes de secretários do governo vão virar sala de estar da ‘grande família’. Aproveitando o retorno da série de tv, tem secretário do primeiro escalão do Palácio de Ondina que despacha ao lado da mulher e do filho, sem nenhuma parcimônia. O caso já chegou ao ouvido de Rui Costa (PT), que não gostou nada da ideia.

Balança mais não

A este caso, somam-se outros, de secretários que se seguram nas relações familiares. Todo mundo de olho em 2018. Rui Costa ainda não decidiu se deixa ficar ou se tira de lá. O fato é que tem muita gente de olho vivo nestes movimentos. Conselheiros do governador dizem que a poeira vai baixar.

Se saiu

A Coelba se saiu de qualquer prejuízo à sua imagem no quesito da iluminação pública de Salvador. Chegou a circular nas redes sociais um card no qual a empresa responsável pela distribuição de eletricidade do Estado ‘largou o doce’: “para reparos na iluminação pública, procure a Prefeitura”. Largou o doce para Barral, responsável pela iluminação soteropolitana.

Apareceu a MARGARIDA!

Quem estava longe dos holofotes e agora resolveu aparecer foi a ex toda poderosa da secretaria de Ordem Pública, Rosemma Maluf. A ex-titular da pasta foi clicada em uma foto do instagram do prefeito ACM Neto (DEM) em um evento na Ribeira.

A maldição do ex

Tem um ex-prefeito por aí que deve uma nota no condomínio à beira mar onde mora em Salvador. Dizem que toda reunião deste mesmo condomínio as perguntas não param e todos querem saber quando o cidadão vai deixar de dar uma de “joão sem braço” e quitar a dívida.

Receba na caixa dos ‘peito’

O ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSL), resolveu postar em suas redes sociais o número de contato do Whatsapp do mandato. Ele só não esperava a reação de uma internauta. “Agora tá mais fácil falar com o deputado, pois quando era presidente da Assembleia, era quase impossível”, postou um seguidor no comentário da foto.

Hilton do D

O vereador líder do DEM na Câmara de Salvador, Alexandre Aleluia (DEM), ganhou um novo apelido entre seus pares. Além de ser “Aleluinha” – em referência ao pai Aleluia, deputado federal – agora é chamado de “Hilton Coelho da direita”, contra tudo e contra todos. A atuação do edil de ser contrário até a projetos, moções e honrarias que contemplam a esquerda política motivou a nomenclatura. Hilton, na CMS, é conhecido por ser contrário a todo e qualquer projeto que venha do Executivo ou até dos edis da bancada do prefeito ACM Neto (DEM).

Centro de Convenções

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco (DEM), reiterou suas críticas ao governo do Estado com o descaso com o setor turístico, situação agravada após o fechamento do Centro de Convenções. O democrata lembrou que o aeroporto teve uma queda de 16% na taxa de embarques e desembarques, e que a ocupação hoteleira teve uma perda de 50%. “Isso vai na contramão de tudo o que tem sido feito pela prefeitura de investimento na requalificação de espaços importantes da cidade, introduzindo novos equipamentos”, disse ao Bocão News. O titular da pasta participou de uma audiência pública que discutiu a questão na Câmara Municipal de Salvador (CMS).

Litoral Sul

Na última semana, esta coluna falou do Sheik do Sul, mas ali pertinho das terras do “Barão” tem prefeito novo fazendo uma atrapalhada atrás da outra. Secretários já pediram para sair e tem gente dizendo que o salário dos servidores e terceirizados deve atrasar ainda no primeiro semestre. Outros dizem que ele não dura dois anos à frente da prefeitura atabalhoada. Não há oração certa para salvar o iludido prefeito.

Apertou o coturno

Na audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança da Assembleia Legislativa uma "casca de banana" deixou o deputado Prisco (PPS) numa saia justa daquelas. Presidida por Marcelino Galo (PT), a reunião serviu para discutir a reforma da Previdência e os impactos para os trabalhadores dos diversos segmentos da Segurança. Com a sala lotada de policiais militares, civis, rodoviários federais, além dos que exercem outros oficíos, o petista perguntou a opinião de Prisco. Prisco é do mesmo partido do relator da proposta na Câmara dos Deputados Arthur Maia. Ficou sem graça. Ficou feio, conforme relataram a esta coluna. Instado a falar se o correto seria barrar a matéria, o deputado optou pela esquiva.

Alegria, Alegria!

Desde o fim da campanha eleitoral que um carro com plotagens do ex-vereador alegria Leandro Guerrilha (PTB) foi abandonado entre os blocos 3 e 4 no Cabula VI. O veículo estava aberto, com os pneus arreados, vidros quebrados e até servindo de esconderijo para marginais. Foi levado na operação sucata da prefeitura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp