Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: já é Carnaval com direito a tesourada em foto

Publicado em 23/02/2017, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Já é Carnaval...

Mais um Carnaval. Mais uma cobertura em que os jornalistas sempre iniciam os trabalhos com a seguinte frase da música de Gerônimo: “Já é Carnaval, cidade, acorda pra ver”. Pois é. A cidade está entregue ao Rei Momo. Foi dada a largada para a maior festa de largo do mundo! Momento também bélico na política, quando ACM Neto (DEM) e Rui Costa (PT) brigam pelo holofote e o protagonismo.  

Tesoura em Neto

Por falar em Carnaval e o seu tom político “belicoso”: o governador Rui Costa (PT) fez questão de limar o prefeito ACM Neto (DEM) das fotos da abertura do Carnaval postadas em suas redes sociais. O petista tesourou o futuro adversário político, pelo menos em boa parte das fotografias. Contudo, Neto postou fotos inteiras nas quais Rui aparece. Ficou feio... 

Dono da banca

Quem está de cabelo em pé (mesmo sendo careca), é o vereador Kiki Bispo (PTB). O petebista recebeu de presente do vereador Léo Prates (DEM) a alcunha e a responsabilidade de coordenador do Camarote da Câmara de Vereadores. Pense num quebra pau? Tem vereador que quer levar mulher, avó, sobrinho, periquito e papagaio para a Avenida, mas com a diminuição do tamanho do espaço, de forma consequente, o número de pessoas também diminuiu. E quem tá tendo que administrar tudo? Kiki! Tá num fogo cruzado danado.  

Estilo espelhado

Ainda em clima de Carnaval, vale lembrar o Furdunço. O prefeito ACM Neto (DEM), que está sem aliança no dedo e todo mundo tem comentado isso, surgiu com uma lupa espelhada que chamou atenção de todo mundo. Depois, ele se acabou na pipoca do Alavontê. Na pipoca de Leo Santana e Baiana System ele não foi...

Esclarecendo o Almoço

Líder da bancada estadual do PSL, deputado Alan Castro, esclareceu que o almoço dos cinco integrantes da legenda, teve como finalidade a sua apresentação como líder para os colegas. Negou que a finalidade fosse à discussão do espaço na administração do governador Rui Costa, que apoiam. Mas registrou que para todos os presentes, o PSL não participa da administração estadual, pois os comandos da Secretaria de Administração Penitenciária e da Embasa são da cota pessoal do deputado Marcelo Nilo.

Nilo

Na Assembleia, a rádio peão já decretou a saída de Nilo do PSL. Não tem clima para continuar, é o que dizem. O problema é saber qual será o destino do ex-presidente do Legislativo, uma vez que a janela será no ano que vem. Outra ponto levantado é que para ser deputado federal, como anunciou que seria, precisa dobrar com candidatos a estaduais e aí, o plano de eleger o genro pode ser abortado.

Deputado golfinho

Corre à boca miúda na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) uma piada maledicente sobre o deputado Ângelo Almeida (PSB). Caso Vitor Bonfim (PDT) volte para a AL-BA, Almeida deixa de ser deputado. Ele, que acabou de assumir, vira o deputado golfinho: sobe, faz uma gracinha, e volta para o fundo do mar da suplência.

Sobre gracinhas e pirraças

Ângelo Almeida (PSB) conseguiu tirar do sério Targino Machado (PPS), algo relativamente fácil, e Fábio Souto (DEM), algo relativamente díficil, durante o pouco tempo em que substituiu o presidente da Assembleia na Mesa. Trocou ofensas com o primeiro e quando o segundo tentou remediar, o socialista virou a metralhadora para ele. Depreciou Fábio Souto afirmando que era garoto de recados do pai e o chamou de Baby Souto. Algo um tanto quanto infantil e visto como de mal tom pelos próprios colegas. Ao final da sessão, na antessala do Plenário conhecida como Sala do Cafézinho, Targino teve que ser contido pelos seguranças. O clima não está nada bom para Ângelo.

Quarta de cinzas longa

Aviso vindo de Brasília: quem tiver de ir aos seus bons restaurantes que vá, quem quiser pular o seu carnaval, que curta... dizem que a quarta de cinzas será longa, com grandes desdobramentos da Lava Jato.

“Meu pau te ama”

Causou rebuliço nas redes sociais uma postagem feita pelo deputado federal e Rei Momo político do Carnaval de Salvador, Lúcio Vieira Lima (PMDB). Muitos acusaram o peemedebista de apologia à violência na folia momesca. Publicou uma foto de um policial com um pedaço de madeira escrito: meu pau te ama. Alega ele que a PM da Bahia tá preparada para a folia... Coisa feia deputado. Com isso não se brinca.

Pressão boa

Lá pelas bandas de Eunápolis, o governador Rui Costa (PT) resolveu aferir sua pressão. Postou o vídeo no Twitter mostrando que tá com a pressão boa. É, para o ano de tensão de resquício de crise econômica, de pré-campanha eleitoral, de um parto de reforma do secretariado no início da semana... não tem pressão certa para o Correria.

Ela vai continuar no busu...

E engana-se quem pensa que a promotora Rita Tourinho vai deixar de andar de buzu. Ela já foi nota desta coluna flagrada com as amigas em um transporte coletivo. Em uma reunião do Ministério Público, ela fez questão de dizer que continua andando de ônibus e faz questão de colocar as fotos nas redes sociais.

Um estranho no ninho

Na coletiva dos setores de serviços do Carnaval, o secretário estadual de Turismo, Zé Alves, se fez presente ao lado de todo o aparato do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), rival do governador Rui Costa (PT). A informação que se tem é a de que Alves ficou um estranho no ninho aos olhos de quem acompanhava de longe as articulações. Alves, inclusive, ficou em um lugar estratégico, nas primeiras fileiras, mas, a palavra que fora passada para vários secretários municipais sequer foi dada, nem que seja de forma cortês, do prefeito ACM Neto ao secretário de Turismo para nem que seja um “boa sorte no Carnaval”. Ficou climão.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp