Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: vereador bafo de onça

Publicado em 29/12/2016, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Longe dos gordinhos

Informações chegadas ao Bocão News dão conta de que o secretário de Mobilidade, Fábio Mota (PMDB), é muito mais ACM Neto (DEM) do que os gordinhos Lúcio e Geddel Vieira Lima. Dada na proporção, Mota é 70% o prefeito e 30% os gordinhos. Falam-se que a sua permanência na Mobilidade perpassa por esse cálculo.

Inimigo número 1 do Uber

O prefeito ACM Neto (DEM) enfrentará nos próximos dias uma campanha ostensiva dos motoristas do Uber em Salvador. Iniciaram campanhas nas redes sociais em que chamam o chefe do Executivo de “inimigo número 1” do serviço. Os condutores estão indignados com o cerco fechado pela secretaria de Mobilidade que tem realizado blitz e abordagens frequentes para apreenderem os motoristas do Uber. O pau vai quebrar.

Continuidades na CMS I

Na coluna passada, noticiamos a entrada de Pacheco como possível novo chefe da Comunicação da Câmara de Salvador e a troca de agências publicitárias. Agora, a coluna conseguiu a confirmação da continuidade do jornalista e editor de política da Tribuna da Bahia, Osvaldo Lyra, no comando da Fundação Cosme de Farias, principal responsável pela manutenção da TV Câmara Salvador. O trabalho de Lyra vem agradando setores da CMS, principalmente após o “up” dado no conteúdo e programação da emissora.

Continuidade na CMS II

Na seara das diretorias, outra mudança que não deve acontecer é na Diretoria Legislativa. O trabalho de Carlos Cavalcanti Neto, conhecido Leleto, tem agradado e muito. Prates teria colocado o pé e não vai mexer no diretor, que é bem elogiado pela sua competência e eficiência. Leleto fez relações institucionais do governo do Estado na Assembleia Legislativa da Bahia por muito tempo, inclusive vários deputados governistas têm sentido saudades do profissional e afirmam que o trato nunca mais foi o mesmo após sua saída. Quem lucrou foi o Legislativo soteropolitano.

Bafo de onça

Tem um vereador da Câmara de Salvador que precisa se policiar. Já é comentário entre seus colegas e jornalistas que cobrem a Casa do seu bafo de cachaça durante as sessões. Se riscar um fósforo, cospe fogo. Algumas pessoas já até sugerem colocar um bafômetro na sala do cafezinho do Plenário Cosme de Farias.

Despedida

Eleito em outubro e diplomado vice-prefeito no meio de dezembro deste ano, o deputado estadual Bruno Reis (PMDB) renuncia seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia nesta quinta-feira (29). O peemedebista fará um discurso de despedida e assinará o termo de renúncia, necessário para seguir com os trâmites de sua posse no Palácio Thomé de Souza, em Salvador. O ato deve acontecer por volta das 15h30.

Rui Costa

As viagens ao interior do estado com o governador são oportunas para aliados trocarem figurinhas com Rui Costa. Nas últimas semanas, Rui Costa correu trecho levando a tiracolo personalidades políticas que tentaram, em vão, saber a quantas anda a minirreforma a ser promovida em janeiro no governo estadual. Ou Rui Costa contou e ameaçou retaliar quem vazar informação ou não disse nada mesmo. A aposta desta coluna é que a quantidade de gente que sabe o que passa na cabeça do governador quanto à reforma é mínima.

De um petista sobre a reforma

"Quando era Wagner, sabíamos qual era a linha. Ouvia-se quem estava na órbita do governador e tinha-se uma visão da opinião majoritária. Com Rui, esqueça. Ele avisa o novo nome no dia de publicar".

Ainda sobre as mudanças

Foi o próprio Rui Costa que afirmou à imprensa que pretendia anunciar as mudanças antes de 2017. Quem não cumpriu o prazo dado foi o próprio chefe do Palácio de Ondina, porque não fechou a conta. Os nomes no prelo continuam os mesmos de antes.

Conder

O PSD já avisou que não quer saber de Sedur sem a Conder. Rui já avisou que a Conder fica como está. A saída pode ser parecida com outras vistas no início da gestão. Rui indica e coloca na conta de um pessedista. Resta saber se o PSD vai topar. José Muniz Rebouças é o nome cotado para assumir a secretaria. O fato é tido como consenso entre os deputados da sigla na Assembleia.

Portugal pergunta

Depois de especulada a saída do secretário estadual da Cultura para dar lugar ao ex-ministro Juca Ferreira, Portugal procurou prepostos do governo para saber se de fato sairia. Entendeu, das conversas que teve, que fica. Contudo, como alerta um petista: “Jorge é um intelectual com todos os méritos, inclusive, às vezes entende uma coisa e é outra. Portanto, a mudança ainda não está descartada”.

No aguardo

A disputa pela presidência do PT estadual está correndo. Dois nomes despontam neste início: Emiliano José (ex-deputado federal) e Guilherme Menezes (ainda prefeito de Vitória da Conquista). A lista está longe de estar fechada, mas para quem falava em renovação, digamos que os quadros não são dos mais novos. Embora, os dois sejam mais que qualificados para assumir a tarefa de conduzir o partido em um dos anos mais difíceis.

Disse-me-disse

O atual presidente estadual Everaldo Anunciação havia dito que não pretendia ser candidato à reeleição do partido. Nos bastidores, corre a informação de que pode mudar de ideia. É o disse-me-disse correndo como sempre nos corredores da sigla da estrela vermelha.                       

Nilo Noel

ADIVINHA... Quem é o Papai Noel de Maria?

Um vídeo publicado por Deputado Marcelo Nilo (@depmarcelonilo) em

Dez 26, 2016 às 4:18 PST

Muito despreocupado com a sua eleição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) curtiu bastante o Natal com sua família. A animação foi tanta que se transformou em Nilo Noel para afagar a netinha Maria, por quem ele se derrete todo. Detalhe: ele quase estraga a surpresa. 

Persona non grata

A prefeita eleita de Lauro de Freitas Moema Gramacho (PT) não esconde a indignação com a nova diretora do Hospital Menandro de Farias, Murita Laborda. Murita é adversária da petista na cidade e ligada ao grupo político do vice-governador João Leão (PP). A insatisfação não é novidade, contudo, nos bastidores, corre que Moema não descansará enquanto não tirar Murita de lá. É aguardar para ver.

Molejo zero

Faltou molejo ao apresentador do canal do Youtube que fazia a transmissão da primeira noite do Réveillon de Salvador. Nervoso e gaguejando bastante o rapaz mostrou mais habilidade para dança do que para a condução da festa. Foi apenas a estreia e o moço tem até domingo (1º) para desenrolar melhor sua performance.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp