Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: a araponga política gourmet

Publicado em 17/11/2016, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Araponga Gourmet

O circuito de famosos restaurantes da cidade está com dias contados. Frequentados por políticos e personalidades da sociedade soteropolitana, estes espaços estão sendo monitorados diariamente por especialistas da inteligência da polícia. Fontes ligadas à Sombra do Poder afirmam que a “arapongagem” vai do banheiro à lapela de alguns garçons "treinados" para escutar e pescar sempre algum descuidado que fale demais. Em tempos de Moro, OAS, Odebrechet e etc..., é bom a turma local, que gosta de aprontar, passar a comer no bandejão. Lembrando que a Lava Jato começou em posto de combustível na capital federal...

Fim de ano magro

Quem estava acostumado a receber, no final do ano, mimos como vinhos italianos e gravatas francesas de empreiteiros, pode tirar o cavalo da chuva. As grandes envolvidas na operação Lava Jato já mandaram seu setor de Relações Institucionais suspender e zerar qualquer lembrança de boas festas. A ordem nas gigantes da construção civil é mergulhar completamente e nem uma velha agenda presentear. Efeito Moro.

Caixas de big big aos edis soteropolitanos

Temos que dar o braço a torcer. Na edição passada, a Coluna apostou que “queria prova e R$ 1,00 de big big” que os vereadores de Salvador se reuniriam para apreciar qualquer projeto de lei numa quarta-feira de pós feriadão. E não é que se reuniram, abriram sessão e também votaram? Carregamento de caixas de big big estão sendo providenciadas... Mas, não fizeram mais do que a obrigação de deles.

Vereadores cuias

Passada as eleições, alguns dos edis eleitos (e não eleitos) tem sido vistos constantemente em alguns prédios famosos das avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto. Segundo as más línguas, estariam com as cuias na mão desesperados tentando conseguir um padrinho que tampe o gigantesco buraco financeiro deixado pela tenebrosa eleição. De dono de posto a empreiteiro famoso, ninguém está a salvo ao assédio dos nobres senhores. O Shopping Salvador, nos luxuosos restaurantes da praça gourmet, é comum vê-los almoçando e tomando cafezinho com lobistas da cidade no intuito de conseguir algum... Tem gente que passa da casa dos milhões... Buraco sem fim em tempos de Lava Jato.

Mar pegar fogo na CMS

Alô candidatos à presidência da Câmara de Vereadores de Salvador! Tem colega que está de lado, de bando, esperando o mar pegar fogo para comer peixe frito. Abram o olho! Uma hora o mar está pra peixe, outra hora não tá pra nada.

Vou repartir o boi com um amigo meu?

Reeleito prefeito em Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) ainda não revelou quem serão seus secretários. Tem muita gente que o apoiou que aguarda ansiosamente pela parte que lhes cabe naquele latifúndio. Embora não façam pressão pública, por conta do fato do perfil centralizado de Zé Ronaldo, aliados andam inquietos no aguardo das decisões. O tempo urge.

Ainda sobre Zé Ronaldo...

Não cessam as especulações em torno da sua candidatura à presidência da UPB. Ele já esteve no posto e há muito que o bloco que faz oposição ao governo estadual não consegue se viabilizar. Com as vitórias demistas no interior e o clima de mudança do eixo de poder com vista a 2018, este cenário pode favorecer o prefeito de Feira. Isso é claro, se Neto encampar a batalha.

Entusiasta

Opa, não se pode esquecer que não faltam entusiastas de uma nova candidatura de Ronaldo ao senado. Neste caso, Colbert Martins assumiria a prefeitura. Colbert é do PMDB. Comenta-se também que o peemedebista pode assumir a pasta da Saúde enquanto não chega lá...

Mais um candidato da oposição

Ainda falando em UPB, quem começa se nutrir de possibilidade contando com o manto sagrado do prefeito ACM Neto (DEM) é o filho do deputado estadual Reinaldo Braga, Reinaldo Braga Júnior, que venceu as eleições em Xique-Xique. Tá de olho na cadeira que Quitéria vai deixar.

De boas?

A chegada de Wagner a uma secretaria já criou um clima positivo na base governista. Acham, os aliados, que a palavra amiga está garantida, no entanto, avisa um petista próximo aos dois (Rui e Wagner): não espere do ex-governador nada que o faça se indispor com o sucessor. Não vai acontecer.

Te cuida, Heraldo

É crescente em setores internos do DEM, principalmente o de Salvador, a corrente que quer buscar a renovação do comando do partido. Apesar de ter bom diálogo com a imprensa e com determinadas lideranças políticas, o relógio de Heraldo Rocha no comando da sigla no solo soteropolitano estaria com dias contados. Até pouco tempo, inclusive, o único que tentou tomar conta da sigla na cidade foi o vereador Claudio Tinoco (DEM), contudo, com a nova safra de lideranças jovens, esse coro tende a aumentar. O nome ainda não se sabe ao certo, mas que a renovação chega a galope, isso está...

Procurando Nemo

A oposição na Assembleia Legislativa continua a procura de uma saída para disputar a eleição contra Marcelo Nilo. Luiz Augusto não entusiasma; Isidório não é levado a serio; Marcell Moraes não é confiável e Reinaldo Braga não quer. A sorte é que ainda faltam três meses.

Ritinha do busu

Muita gente duvidou quando a promotora Rita Tourinho disse que andava de ônibus às vezes e que se assustava com o estado de conservação de alguns coletivos. Aí está a prova. Abra o olho, Fabio Mota!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp