Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: um buquê de magnólia na prefeitura de Salvador

Publicado em 18/08/2016, às 00h30   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Buquê de magnólia...

Novos rumos com rastros de pétalas e perfume de magnólias podem acontecer numa eventual reforma administrativa da prefeitura de Salvador. Um conhecido secretário de uma pasta estruturante, deve bater em retirada do posto, com desculpa de descansar numa rede as margens de um rio do Recôncavo. Essa famosa pasta, cuja troca deve acontecer em breve, receberá um buquê de flores em breve... pra bom entendedor...

Homem do gel com a cuia na mão

Um ex-secretário da prefeitura de Salvador, conhecido como o homem do gel no cabelo, anda com a cuia na mão frequentando o Salvador Shopping e o Barbacoa em busca de costuras, políticas ou não, mas que venham a encher a sua cuia que a muito tempo anda vazia.

Candeias ou Salvador?

Sempre uma das principais atividades de campanha do candidato Pastor Sargento Isidório é na Fundação Dr. Jesus, que fica na cidade de Candeias. Afinal de contas, o pedetista quer ser prefeito de lá ou de Salvador?

Acordos antigos

Não é de agora que a mulher de Bassuma participa de suas articulações que visam cargos e funções. Quando estava nos áureos tempos políticos, Bassuma emplacava a mulher a título de atualização pedagógica chegando a cobrar por essa atualização até R$ 50 mil por palestra. O caso é conhecido na prefeitura de Entre Rios nos tempos do ex-prefeito Ranulfo, mas também fez história em outras cidades do interior baiano.

Da turma do fundão...

O ex-chefe de gabinete do prefeito ACM Neto (DEM), João Roma (PRB), voltou ao status de mero acompanhante do democrata nos eventos públicos do gestor. No primeiro ato de campanha de Neto, na igreja do Senhor do Bonfim, Roma se colocou bem atrás do grupo principal. A ausência dos holofotes foi tamanha que ele chegou a jogar o famoso Pokemón Go durante a agenda no templo religioso. Tem um tempinho que esta Coluna também registrou que na convenção de Elinaldo (DEM), em Camçari, enquanto Bruno Reis (PMDB), que ainda não tinha sido escolhido vice de Neto, estava do lado dele no palanque, Roma preferiu ficar nos bastidores, atrás do palco.

Noites sem sono?

Falando nos aliados de Neto, o Bocão News recebeu uma foto que veio direto do encontro do prefeito com candidatos a vereador que aconteceu no Hotel Fiesta. O tesoureiro da chapa do DEM, Silvio Pinheiro, tirou uma boa e velha pestanejada. Cochilou rapidamente. No trabalho de cuidar das cifras, em tempos de campanha, ele deve tá ficando sem dormir.

Farinha pouca, meu pirão primeiro

O deputado Robinho (PP) não esconde uma decepção que teve devido à "ingratidão" de alguns candidatos a prefeito. Em 2012 ele apoiou algo em torno de oito prefeituráveis em sua região lá no Extremo Sul baiano dos quais apenas dois retribuíram a parceria em 2014 quando ele disputou a cadeira na Assembleia. Agora, depois da frustração, resolveu mudar a estratégia: diminuiu o arco de “apoiamentos” e diz que o dinheiro que gastaria nesta eleição vai guardar para uso próprio no próximo pleito. Este tipo de estratégia vem se repetindo. É só conversar com os deputados para ouvir uma série de reclamações. O dinheiro canta alto nesta hora.

Pente fino

Por falar em dinheiro, é preciso passar o pente fino nos gabinetes de parlamentares da Assembleia. O MP promete fiscalizar, mas a criatividade é grande e o dinheiro fora do Palácio Luís Eduardo Magalhães está curto, portanto, olho nas verbas indenizatórias e nas nomeações de última hora.

“Queridinha” de Rui

Jequié só tem o que comemorar. A cidade não chega a ser tão beneficiada quanto Salvador, prioridade zero de Rui Costa, mas quando o assunto é investimento em saúde, o município está no topo das "queridinhas" do Palácio de Ondina. Pelo sim, pelo não a cidade vai ser uma das primeiras a receber o "mutirão de cirurgias" e de quebra Rui promete reformar, ampliar, melhorar, aperfeiçoar o Pedro Valadares.  O hospital terá o maior número de leitos da Bahia.

Tá podendo $$$$$

A campanha começou e o candidato à prefeitura de Salvador, Cláudio Silva (PP), conseguiu causar o maior impacto nesta largada. A "chuva de pétalas" rendeu bons frutos em "publicidade", contudo, uma pergunta promete perdurar até a primeira parcial da prestação de contas: quanto custou e quem pagou pelo helicóptero e pela ação, digamos, exótica e criativa do postulante? A coordenação de campanha diz que o montante estará na prestação de contas. 

Tordesilhas

O apelido que circula da chapa de Alice com Maria Del Carmen é Tordesilhas: Portugal com Espanha. E com um tratado não tão muito bem construído assim...

Tamanho não é documento

Um grande mistério pairou os que viram uma foto de ACM Neto (DEM) durante a missa que celebrou a Bem Aventurada Dulce dos Pobres: afinal de contas, Neto está em pé ou está ajoelhado? A piada tem circulado entre os próprios correligionários. Detalhe: o prefeito não é nada simpático com piadas sobre sua estatura.

Superman e a kryptonita

Em um famoso grupo do whatsapp chamado Celebridades Light - composto por figurões da política, dos negócios e da imprensa baiana, além de representantes dos mais variados "trades" -, postaram um meme do prefeito ACM Neto (DEM) como superman, cuja principal menção é a que é usada na campanha do democrata de “Defender Salvador”. Logo, um opositor, também atento na brincadeira, não deixou por baixo: postou outra foto de superman com a Kryptonita. Alertou: que o superman soteropolitano tome muito cuidado!

Nova geração dos menudos?

Já é conversa nos bastidores que o prefeito ACM Neto (DEM) tem adquirido uma nova geração dos menudos, que são os seus fieis escudeiros que o acompanham e o aconselham em algumas articulações políticas. Alguns políticos novos, inclusive herdeiros políticos, estão engrossando as fileiras do grupo. Um deles é Alexandre Aleluia, candidato a vereador e os outros aparecerão em breve. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp